Criada em 31/08/2023 às 10h35 | Agronegócio

Encontro agroclimatológico aponta condições do clima para plantio da safra 2023/2024 no Tocantins

Encontro com a presença de cerca de 350 pessoas, entre produtores, acadêmicos, técnicos, profissionais e pessoas ligadas ao segmento agrícola ocorreu, no auditório do Palácio Araguaia, Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

Imagem
O secretário-Executivo, Adenieux Santana diz que o Governo é parceiro do produtor por estar trazendo todos os ano eventos como este, agrometeorológico no Tocantins. (Foto: Jerfeson Nascimento/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

No Encontro Agroclimatológico realizado na noite desta terça-feira, 29, meteorologistas renomados apontaram as condições do clima para o plantio da próxima safra 2023/2024 no Tocantins. O encontro com a presença de cerca de 350 pessoas, entre produtores, acadêmicos, técnicos, profissionais e pessoas ligadas ao segmento agrícola ocorreu, no auditório do Palácio Araguaia, Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

Ao falar do evento, o secretário-Executivo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Adeniuex Santana, disse que o momento é de extrema importância para os produtores agrícolas, principalmente para auxilar nas tomadas de decisões no cultivo das lavouras. “O segmento agrícola investe, a cada safra, em torno de R$30 bilhões para o plantio, portanto é muito o investimento e, o produtor deve estar atendo às condições climáticas para evitar perca nas lavouras. O Governo do Tocantins traz todos os anos este evento para justamente auxiliar o produtor alcançar alta produtividade no campo”, ressaltou.

Meteorologistas

O primeiro palestrante da noite abordou o tema “previsões climáticas para safra 2023/2024 e impactos do clima na produção agrícola”, enfocando as previsões do El Ninho, como o fenômeno pode impactar o regime e temperatura no Tocantins. “E, para proteger, o produtor deverá tomar muita cautela em relação ao início do plantio, já que as chuvas poderão estar irregulares, mas o Estado tem chuvas muito boas ao longo do ciclo da soja e milho e temperaturas médias para o desenvolvimento das plantas”, explicou.

Já o especialista meteorológico, Luiz Carlos Baldicero fez uma análise e diagnóstico do regime de chuvas em Palmas e região, incluindo o fenômeno El Ninho e La Ninha dos últimos 180 dias. Logo em seguida fez a previsão de curto prazo para setembro de 2023 a setembro de 2024 no Tocantins. “Essa análise é feita utilizando o metódo da similaridade, o que consiste em elaborar prognóstico para o ano todo, selecionando um ano passado recente que foi semelhante ao atual e utilizar os dados observados de chuva do ano selecionado para o planejamento agrícola e gestão dos recursos hídricos”, explicou.

Produtor

Participando do evento, o produtor de soja, Nelmo Kliemann, na região de Aparecida do Rio Negro, na região central, disse que participar do encontro é formidável “por ser um momento de buscar um planejamento para a produção, observando as condições climáticas, sistema de plantio, ou seja, organização diária para evitar perca no cultivo agrícola”, finalizou.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário