Criada em 19/12/2023 às 09h08 | Agronegócio

Empreendedores e municípios aderem ao Susaf para expandir comercialização de produtos de origem animal e vegetal

No ano de 2023, quatro novos municípios aderiram ao Sistema e outros 15 encontram-se em processo de adesão buscando abertura comercial. Ao todo, oito municípios estão aderidos ao SUSAF-TO. A tendência é que esse número triplique para o exercício em 2024.

Imagem
No evento, aderiram 4 município ao Susaf: Barrolândia, Colmeia, Tabocão e Tupiratins. (Foto: Jeferson Nascimento/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

Na manhã desta segunda-feira, 18, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, aconteceu à solenidade de entrega de benefício a diversos segmentos sociais, realizada pelo governador Wanderlei Barbosa, destacando um importante marco para a agricultura familiar do Estado por meio da ampliação do número de municípios aderidos ao SUSAF-TO Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal de Pequeno Porte do Estado do Tocantins. Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de certificados de adesão de empreendedores e municípios ao sistema.   

Ao falar da ação, o secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, afirma que o SUSAF é um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional, uma vez que expande, ainda mais, a comercialização para os diversos segmentos dos produtores e empreendedores tocantinenses. “O SUSAF é um selo que concentra as pequenas agroindústrias que estão hoje com Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que possam comercializar, não somente naquele município, mas nos 139 municípios tocantinenses”, ressaltou.

Adesões

Na ação, aderiram ao SUSAF, quatro municípios, sendo estes: Barrolândia, Colmeia, Tabocão e Tupiratins. Na oportunidade também quatro estabelecimentos comerciais dos processadores de alimentos nos ramos de laticínios, pescado e abatedouro de suínos foram inclusos no sistema. Durante a cerimônia, quatro municípios renovaram sua adesão por mais um ano, são eles: Colinas, Cristalândia, Gurupi e Porto Nacional.   

De acordo com a gerente de Agroindústria da Seagro e também Secretária Executiva do SUSAF-TO, Verônica França, o SUSAF é uma política pública de fortalecimento da agricultura familiar por meio do processo de inclusão produtiva e educação sanitária. “É uma forma de oportunizar aos produtores se qualificarem, profissionalizarem-se na produção segura de alimentos, melhorando a qualidade de vida de tantas famílias que vivem da venda de produtos agroindustriais uma vez que permite a ampliação dos mercados de vendas de seus produtos”, ressaltou.

Prefeitos

O prefeito de Barrolândia, Adriano José Ribeiro comemorou satisfeito a adesão do município. “Estamos aqui hoje para receber o selo do SUSAF, esse selo é muito importante para nós produtores de Barrolândia para que possamos comercializar nossos produtos de forma legal, em todo Tocantins”. 

Situação - SUSAF

No ano de 2023, quatro novos municípios aderiram ao Sistema e outros 15 encontram-se em processo de adesão buscando abertura comercial. Ao todo, oito municípios estão aderidos ao SUSAF-TO. A tendência é que esse número triplique para o exercício em 2024.

SUSAF - SIM

Atualmente, o Tocantins possui o Serviço de Inspeção Municipal - SIM – que está implantado em 123 municípios, somando mais de 200 agroindústrias regularmente registradas com pelo menos um tipo de produto sendo comercializado apenas no próprio município. “Uma fatia considerável dos produtos possuem apenas o selo do SIM e com isso não podem ser comercializado em todo Estado. O SUSAF-TO vem para ampliar o mercado de produtos da agricultura familiar e gerar mais emprego e renda para esses produtores, assim como oportunizar aos turistas conhecerem os sabores da nossa terra aproveitando o máximo de sabor, mas com segurança alimentar”, finaliza a gerente Verônica França.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário