Criada em 10/05/2017 às 09h23 | Agronegócio

Embrapa ministra curso sobre sistema Planeja que pode ser um importante aliado para os municípios

O Planeja organiza as informações agrícolas e socioeconômicas dos municípios com vocação para a agricultura, que são úteis para auxiliar gestores municipais no planejamento das ações voltadas para o campo.

Imagem

Elisângela Santos
DE PALMAS

No primeiro dia da 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins 2017, a Embrapa ministrou um curso sobre Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal (Planeja), voltado para gestores municipais. O software, criado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e parceiros, foi desenvolvido para organizar as informações agrícolas e socioeconômicas dos municípios brasileiros, principalmente aqueles que têm vocação para a agricultura. Essas informações são úteis para auxiliar agentes locais no planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas, no diagnóstico de propriedades rurais e na orientação de formulação de projetos em prol do desenvolvimento agrícola sustentável.

O pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Fernando Attique Maximo, explica o funcionamento do sistema. “As informações são coletadas com os produtores rurais do município por meio de um formulário de campo com 140 perguntas, que podem ser atualizadas em cada ano agrícola”, explica. “Após serem inseridos no sistema, os dados ficam disponíveis na internet e podem ser analisados sob vários pontos de vista, fornecendo aos agentes municipais vários serviços, tais como consultas a informações específicas, auxílio na análise de oportunidades e ameaças ao município e subsídios para a formulação de políticas de financiamento específicas”, completa.

Segundo Carlos Magno Campos da Rocha, chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), o sistema é fundamental para as secretarias de agricultura dos municípios. “O Planeja oferece um raio-x da região, oferecendo às prefeituras informações para que elas possam identificar necessidades de investimentos e oportunidades de parcerias, por exemplo”, destaca. “Há uma enorme carência de informações entre os gestores das pequenas cidades do interior do Brasil”, aponta. Olivan Castro Rocha, secretário de Agricultura de Ananás, concorda: “nossa secretaria tem poucos meses de existência e zero de informações. Um sistema desses certamente será muito útil”.

Para Luciano Domingos de Paula, técnico da Ruraltins, a ausência de dados também ajuda a causar problemas de coordenação entre os maquinários das prefeituras e os produtores. “Recebemos muitas reclamações de que as máquinas chegam após a época do plantio. Acreditamos que com o Planeja será possível melhorar nossa logística e atender os produtores em tempo hábil”, aposta ele.

O sistema foi desenvolvido com a parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de São Paulo.

A plataforma é gratuita e está disponível no link: https://www.planeja.cnptia.embrapa.br. (Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário