Criada em 28/03/2022 às 08h44 | Agronegócio

Drones na agricultura: mercado cresce e já tem adeptos no Tocantins

Professor explica vantagens de uso do equipamento; embora alto custo ainda sejam gargalos, há muitas vantagens. Segundo pesquisa da empresa Drone Deploy, realizada em 40 países, 54% dos produtores rurais pretendem investir no equipamento neste ano.

Imagem
Segundo pesquisa da empresa Drone Deploy, realizada em 40 países, 54% dos produtores rurais pretendem investir no equipamento neste ano. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

O uso de drones na agricultura tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, no Brasil e no Tocantins. A tecnologia é uma excelente aliada, poupando tempo e facilitando a obtenção de informações de forma remota e fácil.

Segundo pesquisa da empresa Drone Deploy, realizada em 40 países, 54% dos produtores rurais pretendem investir no equipamento neste ano.

No Tocantins, a tendência não é diferente. “O mercado de drones na agricultura tem avançado bastante. O produtor vem aderindo ao uso da tecnologia, pela possibilidade de obter mais informações de uma forma remota. Pensando na gestão da lavoura, a parte de mapeamento que já vinha se destacando tanto na agricultura, como na pecuária, hoje isso vem sendo feito tanto em propriedades rurais pequenas, como as grandes”, explica o professor.

Hoje, existem equipamentos com sensores e capacidade de identificar o alvo na superfície. Esses drones mostram onde estão as pragas e as doenças. “Ainda dentro dessa parte de mapeamento, inclui a topografia digital, e é possível fazer sobrevoo da área, ter imagem na totalidade da área, ter uma imagem na totalidade da propriedade, fazer toda a gestão, identificando as melhores áreas juntamente com o trabalho de campo”, ressalta o especialista, que vem trabalhando com a nova tecnologia e prestando assistência a outros produtores.

Com a tecnologia, inclusive, fica muito mais fácil cumprir todas as normas ambientais do país.

Drones pulverizadores são excelente opção

Outra tecnologia que começa a ser utilizada tem relação com a pulverização. Os drones pulverizadores ainda têm um preço elevado, mas tendo em vista sua capacidade de aplicar herbicida com precisão onde estão a praga da daninha, eles vêm ganhando espaço. “Ainda há gargalos de regularização, por causa de carga, só que hoje há equipamentos com mais de 30 litros, e a autonomia ainda é uma condição que não afeta muito, mas complica para as áreas grandes”, explica César Nascimento, ao destacar que vê a tecnologia subindo cada vez mais degraus e estando mais nas fazendas.

Clique aqui e ouça reportagem sobre o tema, com detalhes das explicações do professor César Nascimento.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário