Criada em 04/03/2022 às 10h09 | Agronegócio

Desenvolvimento Rural de Palmas entrega selo de serviço de inspeção à fazenda Buritizal

O SIM é um certificado municipal que atesta a origem, qualidade e segurança alimentar dos produtos rurais produzidos na Capital, como leite e queijos. Propriedade em Palmas produz leite e queijos na região de Taquaruçu.

Imagem
Propriedade em Palmas produz leite e queijos na região de Taquaruçu. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) entrega nesta sexta-feira, 04, às 9 horas, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (Selo SIM) à Fazenda Buritizal, na região de Taquaruçu. O SIM é um certificado municipal que atesta a origem, qualidade e segurança alimentar dos produtos rurais produzidos na Capital, como leite e queijos.

O gerente do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Médico Veterinário, Guilherme Vaz Burns, ressalta que a Fazenda Buritizal passou por várias etapas antes de poder receber o selo. O processo passou por várias fases, desde a questão documental, adaptação da área de produção, com várias visitas à propriedade, seguindo todas as recomendações da legislação. “A partir do selo os produtos serão rotulados e comercializados formalmente, além de garantir à propriedade o direito de participação em processos licitatórios. Esse foi um grande passo dado para no futuro poder pleitear o selo do programa do Governo Federal e poder comercializar seu produto nacionalmente”.

Para a proprietária Ariana Silva Braga, este é o resultado de cinco anos de trabalho. “Iniciamos reformando todas as estruturas da fazenda, pastagens e implementando as tecnologias de produção do programa Balde Cheio. Posteriormente a organização estrutural da fazenda, nós compramos o rebanho de vacas Jersey, registradas, a fim de melhorar a qualidade do leite e da genética dos animais”, disse.

“O selo vem sendo planejado a cerca de dois anos e nestes últimos cinco meses resolvemos empenhar em finalizar o processo, reformando a estrutura da queijaria conforme a legislação”, lembrou, ressaltando que o selo vem coroar estes cinco anos de empenho da família em produzir um queijo com sabor Tocantinense, com responsabilidade ambiental e histórica.

“A memória da minha avó queijeira está salva e trazendo desenvolvimento econômico para nós. Para além da livre comercialização no município de Palmas, o selo é a garantia de qualidade e sanidade que nossos clientes terão a partir de agora”, finalizou.

De acordo com a Seder, a propriedade rural passou por um processo de modernização com foco na sustentabilidade, implantação do projeto de irrigação, sob os cuidados e orientação dos técnicos da secretaria. A fazenda, além de trabalhar com a produção de leite, produz queijos de vários sabores como maturados com buriti e babaçu, temperado com pimenta de macaco, dentre outros. (Da Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário