Criada em 30/06/2023 às 09h52 | Agronegócio

O desafio das tecnologias para as pequenas propriedades

Discutir as boas práticas e principalmente os meios de custos viáveis e sustentáveis, foi o que trouxe os participantes da Rota da Pecuária para a Chácara Santa Rita, uma pequena propriedade com cinco alqueires que investe em tecnologias e pesquisa.

Imagem
A Engenheira Agrônoma e técnica da Agro Projetos, Michelli Ribeiro, ressalta a importância do trabalho de consultoria. (Foto: Divulgação)

Hérica Rocha
De Palmas (TO)

O município de Cariri do Tocantins foi o destino escolhido no terceiro dia da Rota da Pecuária, expedição organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), apresentando os desafios das tecnologias para as pequenas propriedades, na manhã desta quarta-feira, 28.

Discutir as boas práticas e principalmente os meios de custos viáveis e sustentáveis, foi o que trouxe os participantes da Rota da Pecuária para a Chácara Santa Rita, uma pequena propriedade com cinco alqueires que investe em tecnologias e pesquisa para o desenvolvimento da pastagem e fertilização do solo.

O proprietário da chácara Santa Rita, Rubens Ribeiro, explica que eles estão intensificando as atividades de pecuária na propriedade, "o desafio do pequeno produtor é maior que o de um grande produtor, devido a diferença de escala, então temos que aproveitar os dois viés da lucratividade que é aumentar a produtividade e a redução de custo e para isso a gente precisa de conhecimento e tecnologia", explica.

Em paralelo às atividades da propriedade, é desenvolvida uma estrutura de pesquisa para que possam ser ajustados os sistemas de produção visando alcançar a alta produtividade a um baixo custo. Para isso são necessários alguns ajustes, "a gente busca parceiros e recursos junto ao município e estado para que possamos viabilizar os meios de seguirmos com a atividade pecuária na nossa chácara", ressalta Rubens.

Como um dos objetivos da Rota da Pecuária é a troca de experiências e a oportunidade dos produtores e parceiros apresentarem alternativas e técnicas utilizadas em suas propriedades a Engenheira Agrônoma e técnica da Agro Projetos, Michelli Ribeiro, ressalta a importância do trabalho de consultoria, "essa propriedade já tem oito anos de existência e desde o início nós estamos trabalhando junto com eles com iniciativas que visam melhorar os trabalhos", explica.

Michelli ressalta que o trabalho de consultoria dentro de uma propriedade como a chácara Santa Rita, "possui o intuito de buscar novas tecnologias que possam beneficiar esses pequenos produtores, incentivando e apresentando para eles opções de trabalhos que são viáveis e com custo que cabe dentro do orçamento e da realidade de cada um", reforça.

João Victor Stival, proprietário da Fazenda Brilhant, localizada no município de Gurupi, está participando do segundo ano da Rota da Pecuária e afirma que o evento é uma grande oportunidade de troca de experiência. "Eu agradeço ao secretário, Jaime café e ao governador Wanderlei Barbosa pela iniciativa de executarem a Rota da Pecuária, um projeto tão importante que beneficia todos os produtores, seja de pequeno ou grande porte. Nós tivemos o prazer de receber o evento na nossa propriedade no ano passado e participar esse ano acompanhando as propriedades e vendo os trabalhos desenvolvidos é uma grande satisfação. É muito bom estar aqui e espero que esse projeto continue por muitos anos, pois ele beneficia a todos os produtores da pecuária tocantinense", finaliza o produtor.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário