Criada em 12/05/2017 às 09h38 | Agronegócio

Controle químico é o método mais efetivo contra os cupins; praga causa mais incômodo visual do que econômico, diz pesquisador

O controle mecânico é outro método comumente utilizado, principalmente para eliminar cupins de montículo. Nesse caso, ressalta-se a importância de utilizar equipamentos eficientes na demolição total dessas estruturas, a fim de evitar a multiplicação dos cupinzeiros nas pastagens.

Imagem
Principal dano causado por cupins de montículo, sobretudo aqueles do gênero Cornitermes, é o dano estético na área de pastagem (foto: Embrapa/Divulgação)

Os cupins são insetos sociais, que apresentam sobreposição de gerações em um mesmo ninho (cupinzeiro), onde dividem tarefas. Para a pecuária, têm maior importância os de montículo, que são aqueles aparentes, que ficam sobre a pastagem, e os subterrâneos.

Embora não causem prejuízos econômicos comprovados cientificamente, esses insetos incomodam a vista de qualquer um, e segundo o pesquisador Marcos Rafael Gusmão, especialista em entomologia aplicada da Embrapa Pecuária Sudeste, não raro acabam por depreciar o valor das terras que ocupam. “Verifica-se que áreas que apresentam altas densidades de cupinzeiros tendem a ser mais desvalorizadas por compradores de terras, que associam a sua presença à perda da fertilidade do solo”, diz. Embora também para isso não haja comprovação, há quem prefira retirar os cupinzeiros do caminho.

De acordo com o pesquisador, o principal dano causado por cupins de montículo, sobretudo aqueles do gênero Cornitermes, é o dano estético na área de pastagem. “Áreas de pastagens não renovadas apresentam aumento do número de cupinzeiros ao longo do tempo; entretanto, não é significativa a redução da área útil da pastagem em função do aumento do número de cupinzeiros”, afirma Gusmão.

Segundo pesquisas feitas pelos especialistas Cecília Czepak, da Universidade Federal de Goiás, e José Raul Valério, da Embrapa Gado de Corte, em áreas de pastagem com densidades de 78 e 200 cupinzeiros/ha a área útil de pastagem foi reduzida entre 0,4 e 1%. Além do dano estético, as altas densidades de cupinzeiros dificultam o manejo dos animais e o deslocamento de máquinas, podendo servir também de abrigo para animais peçonhentos. Para aqueles produtores decididos a fazer o combate ao inseto, existem algumas opções.

MÉTODOS DE CONTROLE

De acordo com Gusmão, o controle químico é o método mais efetivo contra os cupins, estando registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento os seguintes princípios ativos nas seguintes formulações: pó molhável (espinosade), fumigante em pastilha (fosfeto de alumínio) e concentrado termonebulizável (clorpirifós). Tanto no caso do pó molhável como do fumigante, as aplicações devem ser localizadas.

“Lembre-se de que o cupinzeiro a ser tratado deverá estar ativo; garantindo isso, a recomendação é perfurar o montículo com uma barra de ferro de 3/8 de diâmetro até atingir a câmara celulósica – quando se percebe menor resistência na penetração da barra”, diz o pesquisador. Passados sete dias da primeira aplicação, a atividade do próprio cupinzeiro deve culminar no fechamento do orifício aberto para colocar o veneno. Assim, uma nova aplicação é recomendada, a depender das especificações do fabricante e de orientação técnica.

Gusmão destaca que cada formulação requer equipamento de aplicação específico, para que o ingrediente ativo alcance a câmara celulósica e tenha controle satisfatório. Para formulações diluídas em água, pó molhável e concentrado emulsionável, ele indica que o volume de calda seja aplicado com funil longo.

“O tubo longo permite melhor distribuição da calda inseticida no interior do ninho”, afirma. “Já a formulação concentrada termonebulizável requer equipamento termonebulizador, que irá converter, pelo calor, o produto líquido em fumaça, quando em mistura com óleo diesel. A fumaça é introduzida no interior do cupinzeiro até a saturação da colônia, o que é evidenciado pelo escape da fumaça através dos orifícios naturais presentes na base do montículo”, explica o pesquisador.

As pastilhas fumigantes devem ser introduzidas no interior do montículo através do canal aberto com barra de ferro. Após aplicação das pastilhas, deve-se vedar, com terra, o canal aberto.

Além do controle químico, resultados promissores têm sido obtidos com a utilização de fungos entomopatogênicos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana. Nivaldo Guirado, da Apta, verificou o controle de 100% do cupim de montículo (Cornitermes cumulans) utilizando o fungo Metarhizium anisopliae na formulação suspensão oleosa, na dose de 30ml/1000ml de água.

“Um porém é que não existem produtos registrados a base de fungos entomopatogênicos para uso em pastagens”, lembra Gusmão.

O controle mecânico é outro método comumente utilizado, principalmente para eliminar cupins de montículo. Nesse caso, ressalta-se a importância de utilizar equipamentos eficientes na demolição total dessas estruturas, a fim de evitar a multiplicação dos cupinzeiros nas pastagens. Implementos acoplados à tomada de força do trator, conhecidos como broca cupinzeira e demolidora de cupins, são eficientes no controle de cupins de montículo quando se consegue a penetração do equipamento no solo. Por precaução, recomenda-se a destruição mecânica dos cupinzeiros após a aplicação de inseticidas e certificação da morte dos cupins.

A PREVENÇÃO

Embora seja difícil prevenir os ataques, algumas medidas podem auxiliar para o não estabelecimento de novos ninhos, além de conter a expansão de ninhos já estabelecidos. São elas evitar deixar o solo exposto (sem cobertura vegetal) durante o período da revoada, o que pode reduzir o sucesso de estabelecimento desses insetos, e promover a manutenção de populações de predadores, como aves (pássaros e galináceos), além de mamíferos (tamanduá, tatu e morcegos), responsáveis pelo controle natural dos cupins.

Também vale fazer o tratamento de sementes para áreas de ocorrência de cupins, verificada por amostragem antes do plantio; fazer o plantio de pastagens fora da época de maior ataque dos cupins, durante a época chuvosa, de modo que as plantas se estabeleçam mais rapidamente se houver um ataque; escolher gramíneas tolerantes – que apresentem sistema radicular e crescimento da parte aérea vigorosos; e promover uma fertilização (calagem e adubação) balanceada, de forma a aumentar o vigor das plantas e reduzir a suscetibilidade aos cupins.

Associado a isso – ainda que não se tenham dados de pesquisa sobre a relação entre o manejo do pasto e o aumento de cupins nas pastagens –, devido ao hábito desses insetos de forragear material celulósico, existe a hipótese de que o acúmulo de materiais ricos em celulose promova o aumento da densidade de cupins. “Por isso, o manejo do resíduo pós pastejo, bem como o manejo de resíduos animais (fezes) nas áreas de pastagens poderia estar relacionado com a densidade populacional de cupins. Contudo, esta hipótese é passível de teste”, completa Gusmão. (Do Portal DBO)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário