Criada em 22/05/2023 às 08h29 | Agronegócio

Participação da Adapec na Agrotins é marcada por conscientização aos produtores, assinatura de acordos e o controle sanitário

Durante os cinco dias de Feira, a Adapec garantiu por meio de ações de controle de trânsito de animal, a sanidade de aproximadamente 600 animais de todas as espécies que estiveram em exposição e que participaram de prova de tambor.

Imagem
Estande da Adapec na Agrotins. (Foto - Keven Lopes / Governo do Tocantins)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) completa 25 anos de criação com um trabalho de defesa sanitária reconhecido no Tocantins, e este ano a Agência apresentou na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que encerrou neste sábado, 20, em Palmas, uma programação que envolveu produtores rurais, estudantes, público em geral e fechamento de importantes compromissos para o setor agropecuário tocantinense.

“A Adapec é um órgão fundamental para o desenvolvimento do setor agropecuário tocantinense, que presta serviços diariamente aos produtores rurais e que contribui para a balança comercial, por isso, este ano, mostramos na Agrotins o quanto esta Agência é grande e pode contribuir ainda mais com o nosso Estado,” disse o presidente da Adapec, Paulo Lima, agradecendo o governador Wanderlei Barbosa pelo reconhecimento a este trabalho juntamente com secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, que contribuiu para que a Agência tivesse um espaço ideal para mostrar seu trabalho na Agrotins.

Durante os cinco dias de Feira, a Adapec garantiu por meio de ações de controle de trânsito de animal, a sanidade de aproximadamente 600 animais de todas as espécies que estiveram em exposição e que participaram de prova de tambor. Além disso, possibilitou no espaço da Agrotins, um escritório para emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) garantindo a comercialização dos animais e suas retiradas pelos compradores.

Acordos Firmados

Dois importantes acordos que fortalecerá o sistema de defesa agropecuária foram assinados pela Adapec. Sendo um Termo Cooperação Técnico com a empresa Merck Sharp & Dohme Saúde Animal Ltda (MSD) para apoio às ações de educação sanitária junto aos produtores rurais e um Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Adapec, Ruraltins e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que visa a troca de informações entre os órgãos para o desenvolvimento de políticas públicas na agropecuária tocantinense.

Reuniões

A Agrotins foi para a Adapec também um espaço para aprimorar as suas ações de defesa animal e vegetal. Foram realizadas importantes reuniões sobre inspeção de produtos de origem animal; avicultura; piscicultura; monitoramento da Ferrugem Asiática nas planícies tropicais; uso de agrotóxicos e de alinhamento com delegados e supervisores das regionais da Adapec. A Agência também recebeu uma grande reunião promovida pelo Governo do Estado com diversos órgãos estaduais e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) onde foram debatidos mecanismos legais para o desenvolvimento de agroindústrias para a agricultura familiar.

Educação sanitária

As ações de educação sanitária atendeu por meio de palestras e atendimento direto aos produtores rurais no estande da Adapec, mais de 800 pessoas, além de contar com uma equipe de distribuição de material informativo sobre doenças em animais e pragas nas lavouras.

Entre as ações, destaque para a realização de duas apresentações teatrais que abordaram de forma lúdica o papel da Adapec no sistema de defesa sanitária. Também foram realizadas duas palestras do Projeto Inspetor Júnior para estudantes que tem como objetivo orientar os alunos sobre consumo consciente de produtos de origem animal inspecionados. Já as palestras abordaram temas como: Vigilância em febre aftosa, sanidade de ovinos e caprinos; rastreabilidade bovina; tratamento de imagens cartográficas; aplicação de defensivos por meio de aviação agrícola.

O estande da Adapec na Agrotins contou ainda com espaço para a Ouvidoria da Agência onde o público pôde manifestar sua opinião sobre o trabalho executado pelo órgão e dar sugestões.

Realização

A Agrotins foi uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outros.s, de pesquisas e educacionais, entre outros.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário