Criada em 15/09/2022 às 09h51 | Grãos

CNA debate participação do Brasil no mercado mundial de grãos

No encontro, foi debatida a possibilidade de o Brasil fazer parte do Conselho Internacional de Grãos (IGC), uma organização intergovernamental que busca promover a expansão, abertura e equidade no setor de grãos e contribuir para a estabilidade do mercado.

Imagem
CNA debate participação do Brasil no mercado mundial de grãos. (Foto: Divulgação)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (13), da reunião conjunta das Câmaras Setoriais de Milho e Sorgo e de Soja, do Ministério da Agricultura (Mapa), para discutir, entre outros temas, o aumento da participação do Brasil nos fóruns mundiais de grãos.

No encontro, foi debatida a possibilidade de o Brasil fazer parte do Conselho Internacional de Grãos (IGC), uma organização intergovernamental que busca promover a expansão, abertura e equidade no setor de grãos e contribuir para a estabilidade do mercado e para o aumento da segurança alimentar mundial.

Para o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, a participação do Brasil no Conselho tem que ser estudada, uma vez que os principais players do mercado compõem o colegiado.

“O Brasil tem que ser protagonista nas pautas internacionais em defesa do interesse dos produtores rurais, mas é necessário aprofundar as discussões sobre o tema e analisar a aderência da pauta prioritária do IGC à nossa realidade”, disse.

Durante a reunião, a Embrapa Milho e Sorgo apresentou o programa de incentivo à expansão do sorgo no Brasil, que tem como objetivo promover o aumento do cultivo do cereal para ampliar a produção de alimentos e dar suporte à cadeia de proteína animal.

Os integrantes das duas Câmaras Setoriais também debateram o controle da cigarrinha-do-milho no país. Segundo o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, o controle da praga é uma ação complexa e exige intervenções antes do plantio, durante a condução da lavoura e após a colheita.

Outros temas tratados na reunião foram a Plataforma Bio e Rede de Biofábricas da Embrapa Milho e Sorgo. (Da CNA)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário