Criada em 05/06/2017 às 22h57 | Agronegócio

PIB agropecuário deve fechar ano com alta de 9%, avalia CNA: “Produtor acredita na atividade mesmo com turbulência política”

“Crescimento robusto desta safra se deve, além do aumento de produtividade, de estar partindo de uma base comparativa de produção inferior, visto que a safra de grãos de 2015/2016 sofreu fortes quedas devido a adversidades climáticas”, avaliem técnicos da confederação.

Imagem
Para a safra 2016/2017, a estimativa é de produzir 227 milhões de toneladas de grãos, valor 22% acima do que foi realmente colhido na última safra, informa a análise da CNA (foto: CNA/Divulgação)

Avaliação técnica da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) estima que o PIB brasileiro encerre o ano com variação de 0,5% e a agropecuária terá crescimento de 9% no acumulado do ano. Os dados têm como base o resultado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada. “A instabilidade política acompanhada nas últimas semanas não foram suficientes para impactar ainda mais negativamente o resultado do PIB trimestral, mas com certeza o fará nas próximas divulgações”, aponta o documento.

Conforme o CNA, “o resultado apresentado pelo IBGE, diferentemente da análise do PIB do Agronegócio, estimado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/ESALQ/USP), em parceria com a CNA, é focado na variação da produção, enquanto o estudo do CEPEA/CNA foca na variação dos preços e na produção do agronegócio”.

PRODUTOR ACREDITA

O presidente da CNA, João Martins, afirmou que o resultado do PIB é importante para o setor e mostra que “o produtor rural continua a acreditar na atividade, mesmo com a turbulência política e econômica que o País atravessa”.

Com alta de 13,4% no trimestre em comparação com os três meses anteriores, o setor agropecuário foi o principal destaque do PIB divulgado pelo IBGE e fator decisivo para o desempenho positivo da economia brasileira.  “Esse resultado é o melhor adubo para que a atividade consolide o seu responsável papel de dar suporte à retomada da normalidade social e política do País”, afirmou João Martins.

CRESCIMENTO HISTÓRICO

“Comparando o PIB Agropecuário (dentro da porteira), do primeiro trimestre de 2017 com o mesmo período do ano anterior, verifica-se expansão de 15,2%, terceiro maior crescimento para um trimestre de toda a série histórica, iniciada em 1996”, aponta o comunicado. 

Para os técnicos da CNA, o crescimento “robusto desta safra se deve, além do aumento de produtividade, de estar partindo de uma base comparativa de produção inferior, visto que a safra de grãos de 2015/2016 sofreu fortes quedas devido a adversidades climáticas, enquanto as primeiras estimativas previam uma produção de até 213 milhões de toneladas, a safra encerrou com produção de 186 milhões de toneladas, queda de 13% no total produzido”. “Para a safra 2016/2017, a estimativa é de produzir 227 milhões de toneladas de grãos, valor 22% acima do que foi realmente colhido na última safra”, informa a análise da CNA. (Da Redação do Norte Agropecuário, com informações da CNA)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário