Criada em 14/06/2018 às 17h32 | Pecuária

CNA e Embrapa querem transformar o Brasil em um grande exportador de produtos lácteos; projeto piloto iniciará no Sul

As primeiras tratativas iniciaram nesta semana, tendo como foco transformar o Brasil em um grande exportador de produtos lácteos nos próximos anos. Para isso, um projeto será desenvolvido contemplando aspectos importantes para desenvolver a cadeia produtiva.

Imagem
Parcerias começaram a ser discutidas nesta quarta, 13, em reunião na sede da CNA. (Foto Wenderson Araujo / Embrapa)

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu com o chefe-geral da Embrapa Gado de leite, Paulo do Carmo Martins, para discutir possibilidades de parcerias técnicas entre as duas entidades. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (13), na sede da CNA, em Brasília.

O leite é uma das prioridades da gestão atual da CNA, que pretende transformar o Brasil em um grande exportador de produtos lácteos nos próximos anos. Segundo João Martins, a ideia é iniciar um projeto piloto na região Sul do País e depois expandir para os demais estados.

“Vamos pegar uma parte do Brasil onde a pecuária de leite apresenta os maiores indicadores de crescimento e expandir para o resto do País, trabalhando com o foco na exportação. Inicialmente queremos exportar 5% da produção brasileira para equilibrar o mercado interno”, disse João Martins.

A CNA pretende construir um Projeto que contemple aspectos importantes para desenvolver a cadeia produtiva, passando pela produção, processamento, marcos legais e abertura de novos mercados. O grupo também deverá contar com a participação de representantes da produção, indústria e Governo.

Na opinião do chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, a instituição pode contribuir muito com o objetivo da CNA. Ele citou o sistema de monitoramento de qualidade do leite desenvolvido pela Embrapa e os cursos de capacitação para técnicos que a entidade já promove em Juiz de Fora (MG).

“Hoje nós temos condições de, com inteligência, discutir qualidade do leite e não estamos fazendo isso a contento. Sabemos da decisão da CNA de priorizar o leite e atuar em termos de exportação, então temos algumas ações que poderemos trabalhar juntos”, afirmou Paulo Martins.

A reunião também contou com a presença dos vice-presidentes da CNA Júlio da Silva Rocha e Mário Borba, do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. (Da CNA)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário