Criada em 04/08/2023 às 09h08 | Negócios

Seagro discute participação do setor produtivo durante lançamento de Projeto Incentivos para o Carbono Florestal

Com o projeto, a agricultura sustentável no Tocantins deve ganhar novos modelos de financiamento com o objetivo aproximar o produtor, o setor privado e os setores interessados na capacidade que o estado possui em mitigar a emissão de carbono.

Imagem
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o encontro serve não apenas para discutir as práticas agrícolas sustentáveis, mas também para mostrar que a agricultura tocantinense anda alinhada ao meio ambiente. (Foto: ASCOM)

Hérica Rocha
De Palmas (TO)

A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), participou do lançamento do Projeto Incentivos para o Carbono Florestal, nesta quinta-feira, 03, na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O projeto é realizado pelo Governo do Estado e a Earth Innovation Institute (EII), em parceria com as organizações Produzindo Certo, Taxo Agrombiental e apoio do Land Innovation Fund (LIF), e contribuirá para o Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins.

Com o projeto, a agricultura sustentável no Tocantins deve ganhar novos modelos de financiamento com o objetivo aproximar o produtor, o setor privado e os setores interessados na capacidade que o estado possui em mitigar a emissão de carbono.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o encontro serve não apenas para discutir as práticas agrícolas sustentáveis, mas também para mostrar que a agricultura tocantinense anda alinhada ao meio ambiente. “Hoje já existe um pertencimento do produtor tocantinense em relação a questão ambiental, eles tem orgulho em fazer o correto pensando não apenas na produção, mas preocupados com as gerações futuras”, explica o gestor.

Na avaliação do secretário, essa iniciativa do Governo do Tocantins proporciona a “busca de alternativas e recursos para que a gente possa ser cada vez mais eficiente no trato com quem está no campo, o pequeno, médio e grande produtor. Aqui a gente discute o que é importante para o nosso estado, é uma agenda nossa, da agricultura. É uma agenda de quem produz com consciência, dentro das normas e leis vigentes. Inserir os produtores nessa discussão é de grande valia, para darmos ferramentas para aqueles que querem seguir produzindo do modo correto”, ressalta Jaime Café.

Para Daniel Nepstad, diretor executivo e presidente do Earth Innovation Institute o lançamento do programa “é um momento de celebração, pois estamos tendo hoje resultados completos dos investimentos feito pelo Governo do Tocantins, dando incentivo para os produtores que fazem certo, que cumprem a legislação, as normas e produzem de modo sustentável. É a realização de um sonho ver o setor produtivo aí lado do ambiental trabalhando as políticas para melhorar a produção tocantinense“, finaliza.

Participaram do lançamento do projeto entidades representantes do setor produtivo agrícola do estado, associações de produtores, cooperativas, empresas e prestadoras de serviço do setor agropecuário tocantinense.

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro),  Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com Earth Innovation Institute (EII), Taxo Agroambiental e da plataforma Produzindo Certo. Apoio do Land Innovation Fund (LIF), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Fórum Global dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF – Força Tarefa) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário