Criada em 19/05/2023 às 11h29 | Agronegócio

Caravanas da agricultura familiar de todo o Estado chegam para buscar inovações na Agrotins 2023

Nesta quarta-feira, 17, nove caravanas chegaram para participar de palestras, oficinas, dinâmicas e dias de campo sobre as inovações tecnológicas no segmento da agricultura e pecuária. Ao todo, são 54 caravanas, sendo 2.300 agricultores.

Imagem
Caravanas da agricultura familiar de todo o Estado chegam para buscar inovações na Agrotins 2023. (Foto: Divulgação)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

Caravanas de agricultores familiares de todas as regiões do Estado chegam de ônibus para buscar novos conhecimentos agropecuários na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). A feira iniciou nesta última terça-feira, 16, e encerra neste sábado, 20, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

Nesta quarta-feira, 17, nove caravanas chegaram para participar de palestras, oficinas, dinâmicas e dias de campo sobre as inovações tecnológicas no segmento da agricultura e pecuária. Ao todo, são 54 caravanas, sendo 2.300 agricultores.

O agricultor Valnor Santos do município de Cristalândia do Tocantins é um dos que chegaram para participar das atividades da feira. “Todos os anos, venho aqui para me atualizar e acompanhar as inovações agrícolas que estão no mercado. Como crio um gadinho, eu mesmo planto o milho. E aproveito também para ver o preço de um motor irrigado para plantar milho de verão, melancia e melão”, detalhou,
Já o produtor do Projeto de Assentamento Macaúba, município de Pium, Antônio Ferreira, afirmou que tem uma produção diversificada, cria gado de leite e planta arroz, milho e feijão. “Sempre que posso venho na Agrotins, pois aqui podemos buscar novos conhecimentos para levar para nossas comunidades rurais”, explicou.

A gerente de Sociativismo e Cooperativismo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Noilma Farias, “essa ação do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, possibilita que o pequeno produtor tenha acesso às transferências de tecnologias e, assim, usá-las nas suas atividades para o desenvolvimento do campo”.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário