Criada em 19/10/2023 às 12h49 | Gado

Campanha de declaração obrigatória de animais começa dia 1º de novembro

A atualização das informações deve ser realizada por todos os produtores rurais de explorações pecuárias (agrupamento de uma ou mais espécies de animais dentro de uma propriedade).

Imagem
Campanha de declaração obrigatória de animais começa dia 1º de novembro. (Foto: Divulgação)

Dinalva Martins
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), conclama todos os produtores rurais que têm animais de produção sob sua responsabilidade para realizar a declaração obrigatória das espécies entre os dias 1º e 30 de novembro de 2023. O objetivo é assegurar o controle sanitário dos rebanhos e assim garantir o avanço dos status sanitários primordiais para manutenção e abertura de novos mercados.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, com a suspensão da vacinação contra febre aftosa em 2022, a vigilância tem atenção redobrada. “O recenseamento pecuário é fundamental para o controle e prevenção de doenças, pois envolve todas as espécies animais existentes na propriedade: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos”, destacou.

A expectativa é de que mais de 62 mil produtores rurais procurem presencialmente as unidades da Adapec para realizar a atualização cadastral dos animais. Para mais informações está disponível o telefone 0800 063 11 22.  

Após o período da campanha, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará condicionada a atualização cadastral. Além de ter a ficha bloqueada para movimentação dos animais, o pecuarista poderá ser multado por propriedade não declarada.

Dados

O Tocantins conta com 11,5 milhões de bovídeos; 193.377 equinos; 161.661 asininos; 33.089 muares; 3.659 suínos; caprinos 10.041 e 91.827 ovinos. Na campanha realizada em maio de 2023, foram declaradas 92,90% das propriedades, das 72.214 registradas com explorações pecuárias (agrupamento de uma ou mais espécies de animais dentro de uma propriedade). 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário