Criada em 14/09/2022 às 11h41 | Agronegócio

Artigo: Boi gordo em baixa e milho em alta acendem luz amarela para lucratividade do segundo giro

Especialista destaca que, de maneira geral, o pecuarista precisa mais do que nunca de um bom planejamento de produção e posicionamento de compras, visando a lucratividade no segundo giro.

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Gabriel Zylberlicht, da Inteligência de Mercado da Nutricorp. (Foto: Divulgação)

Por Gabriel Zylberlicht, da Inteligência de Mercado da Nutricorp.

Segundo os dados divulgados pelo CEPEA, o boi gordo encerrou o mês de agosto com desvalorização de 3,40% em relação ao mês anterior. Grande parte deste resultado negativo ocorreu devido aos valores apresentados no início de mês, abaixo de 300 reais por cabeça. Este cenário aconteceu devido ao baixo consumo da proteína vs. oferta de animais, visto que o Brasil bateu recorde de exportação no período. Segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior foram exportados 8,6% a mais de carne, totalizando 230,2 mil toneladas. Em termos de receita a alta foi ainda mais expressiva, 15,8%.

Partindo para o lado das compras, o pecuarista precisou desembolsar mais para a compra de milho no mês de agosto. Conforme divulgado pelo CEPEA, o indicador da commodity encerrou agosto com valorização de 0,7% em relação ao mês anterior. Este aumento foi decorrente, principalmente, dos indicadores no mercado externo devido às incertezas em termos de sucesso da safra americana e chinesa. No mercado nacional uma fatia expressiva da produção está sendo destinada ao mercado externo. Segundo os dados da Scot Consultoria, até a quarta semana do mês, 4,78 milhões de toneladas foram exportadas, um aumento de 59,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dessa forma, a relação de troca, indicador que representa o poder de compra do pecuarista comparando o preço de venda da @ de um animal pronto para o abate com a compra do saco do milho, fechou o mês de agosto com queda. Vale destacar que o indicador retornou para próximo da linha média histórica.

De maneira geral, o pecuarista precisa mais do que nunca de um bom planejamento de produção e posicionamento de compras, visando a lucratividade no segundo giro. É interessante estudar ferramentas de trava de preço da compra da matéria-prima e da venda de bovinos, visando reduzir o risco da oscilação de preço e “garantir” a saúde da sua operação. O termo garantir fica entre aspas mesmo. O sucesso da operação não depende apenas da saúde do casamento entre a trava de preço de milho e boi. Os animais também precisam de um excelente manejo e nutrição, buscando aproveitar ao máximo seu potencial. Vale lembrar que qualquer desperdício de alimento ou ganho de peso pode resultar no prejuízo do giro.

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. http://www.nutricorp.com.br. (Da Assessoria)

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