Criada em 17/07/2019 às 09h14 | Hortifruti

Da produção à comercialização, fruticultores do Tocantins recebem assistência técnica do Senar; qualidade e produtividade

Produtores do projeto Manoel Alves e São João estão recebendo assistência técnica e gerencial do Senar que busca melhorar a qualidade dos frutos e a produtividade. Na prática, a assistência se dá a partir da produção até a comercialização. No último sábado, 13, o presidente da Faet, Paulo

Imagem
Paulo Carneiro destaca o potencial do Estado para a fruticultura. (Foto Divulgação Faet)

Danara Goetten
DE PALMAS (TO)

O Tocantins se destaca como uma das economias mais promissoras da região Norte do país e a cadeia produtiva de fruticultura é um dos segmentos que tem se destacado nos últimos anos, continuando em plena evolução.

Segundo o presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, o Estado se destaca pela qualidade em suas lavouras e na exportação de seus produtos. “As condições climáticas e a fertilidade do solo possibilitam uma maior produtividade e qualidade de frutas tropicais, com padrão de comercialização nacional e internacional.”

No último sábado, 13, o presidente visitou o Projeto Manoel Alves, localizado no município de Dianópolis, região Sudeste do Estado. O projeto é um dos maiores polos de produção de frutas do Tocantins.

No projeto, 25 produtores estão recebendo Assistência Técnica e Gerencial - ATeG do Senar, com o objetivo de melhorar ainda mais a produção e qualidade dos frutos.

Além do projeto Manoel Alves, produtores do Projeto São João, localizado na região central do Estado, também estão sendo beneficiados com a ATeG. “Nossa assistência terá duração de 24 meses. A metodologia inclui tanto a parte de assistência especializada em fruticultura, envolvendo a questão produtiva, manejo de pragas, doenças e planejamento estratégico, até mesmo no apoio à comercialização,” comenta o presidente.

No último relatório nacional realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), a Abrafrutas e o programa Hortifruti Saber & Saúde, os números da fruticultura relacionados à geração de emprego chamam à atenção. São 6 milhões de trabalhadores em uma área de 2,4 milhões de hectares. Isso significa que, além de um relevante impacto macroeconômico, esse setor também é essencial para a empregabilidade de parcela importante da população. (Da Ascom Faet/Senar)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário