Criada em 22/02/2023 às 08h24 | Agronegócio

Apesar de alguns problemas, Aprosoja projeta colheita de safra maior em 2023; ouça

Segundo o presidente da entidade, Dari Fronza, a safra de soja deve ser boa, um pouquinho acima do ano passado. No entanto, atrasos das chuvas no ano passado devem provocar redução da área plantada de milho.

Imagem
O presidente da entidade, Dari Fronza, projeta colheita de safra maior em 2023. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Palmas (TO)

Apesar de alguns problemas com a extensão de veranicos com sol muito forte que duraram cerca de 15 dias no Tocantins, a colheita da safra da soja neste ano, realizada durante o mês de fevereiro, deve ter bons resultados, inclusive superando os números de 2022. No entanto, como a soja foi plantada com atraso por causa da chegada tardia das chuvas no ano passado, há uma grande expectativa de redução do cultivo do milho.

As previsões são da Aprosoja-TO (Associação de Produtores de Soja e Milho do Tocantins). O presidente da entidade, Dari Fronza, explica que a maior parte da colheita da soja vai ocorrer agora, durante a segunda quinzena de fevereiro. "Nesse mês de fevereiro foi dado início às colheitas. Antes do dia 15, um pouquinho do trabalho foi realizado, mas agora após o dia 15 então dando já fechamento e as colheitas se intensificaram em praticamente todas as regiões. E junto vem o plantio de milho, segunda safra. Nós acreditamos que o milho esse ano vai ter uma área bem reduzida. Nossas chuvas esse ano atrasaram para começar, então atrasou o plantio em consequência disso o atraso também do plantio da segunda safra, no caso de milho. Temos alguns produtores que vão aumentar um pouco o plantio de gergelim e de outras culturas”, detalha Fronza.

Segundo o líder ruralista, a safra de soja deve ser boa, um pouquinho acima do ano passado. De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a previsão é que o Estado produza pouco mais de 4 milhões de toneladas do grão, contra 3,87 milhões do ano passado.

Veranico atrapalha em algumas regiões

Na reta final da colheita, algumas regiões do Estado foram atingidas com veranicos de sol muito forte, que atrapalharam o processo de granação da soja. Essa situação vai causar algum prejuízo, com perdas.
“Infelizmente nos últimos dias, nós, em algumas regiões, tivemos com veranicos, que não foram tão grandes, de cerca de 15, 16 dias, mas com sol muito forte e teve fazendas, teve lavouras que foram prejudicadas pelo sol. Com isso, podemos dizer que vai ter perdas dentro do nosso Estado. Não conseguimos avaliar ainda quanto que vai ser a porcentagem de perdas, mas é bom que se se deixa registrado que infelizmente o sol veio muito forte pegou a soja na hora de granação final”, pontua Fronza, ao reafirmar que mesmo com esse problema, o total da safra de soja do Tocantins deve crescer em relação a 2022.

Clique aqui e ouça reportagem sobre o tema.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário