Criada em 24/04/2023 às 08h36 | Agronegócio

Alternativa para segunda safra, cultivo de gergelim cresce no Estado

Diferente do milho, o gergelim dá uma janela maior para o plantio, chegando até 15 de março em alguns municípios do Estado. Especialista da Embrapa Valdinei Sofiatti destaca baixo custo da semente que tem números expressivos de exportações em 2023. Ouça a reportagem.

Imagem
Alternativa para segunda safra, cultivo de gergelim cresce no Estado (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Palmas (TO)

“O gergelim é uma cultura que está ganhando bastante espaço no Tocantins, principalmente para o cultivo da segunda safra em áreas que a janela ideal para o cultivo do milho não pode mais ser alcançada.” A explicação é do engenheiro agrônomo, doutor em Produção Vegetal e pesquisador da Embrapa Tocantins Valdinei Sofiatti.

Diferente do milho, o gergelim dá uma janela maior para o plantio, chegando até 15 de março em alguns municípios do Estado. Logo, a semente, rica em proteínas, ácidos graxos insaturados, cálcio, magnésio, vitamina E e fibras, acaba sendo uma alternativa para os produtores que não conseguiram colher toda a soja até o final de fevereiro.

“Então o gergelim se tornou bastante interessante para o produtor porque tem um ciclo curto, pode ser plantado mais tardiamente, sua comercialização é fácil, pois tem compradores que fazem contrato de compra antecipada”, explicou Valdinei Sofiatti.

Exportações da semente se destacam no primeiro trimestre

De janeiro a março, o Tocantins exportou 3,6 mil toneladas de gergelim por US$ 4,6 milhões (R$ 23,3 milhões). A quantidade exportada já é praticamente igual as 3,8 mil toneladas vendidas para o exterior em todo o ano passado.

A Guatemala, com 50% do total, foi a maior compradora de gergelim tocantinense neste primeiro trimestre.

Área de gergelim no Estado

Não há dados oficiais da área e quantidade de gergelim cultivados no Estado. No entanto, o engenheiro agrônomo e consultor Thadeu Teixeira Júnior ressalta que as empresas compradoras da semente estimam existir cerca de 30 mil hectares.

Ouça reportagem sobre o tema aqui.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário