Criada em 13/05/2022 às 08h48 | Gado

Agrotins2022 mostra a importância do ultrassom de carcaça para identificar qualidade da carne em bovinos

O Zootecnista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Nicolau Muzzi, explica que essa prática de fazer o ultrassom nos animais é rentável economicamente para o pecuarista.

Imagem
Especialista explica que essa prática de fazer o ultrassom nos animais é rentável economicamente para o pecuarista. (Foto: Seagro)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

Produtores e acadêmicos participaram na manhã desta quarta-feira, 11, na Feira de Agrotecnologia (Agrotins 2022) de uma aula prática sobre ultrassom de carcaça (o animal visto por dentro). A feira iniciou na última terça-feira, 10, e encerra neste sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.

O Zootecnista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Nicolau Muzzi, explica que essa prática de fazer o ultrassom nos animais é rentável economicamente para o pecuarista. “A ultrassom é uma técnica dos principais programas de melhoramento genético das raças. Isso permite a avaliação da carne do bovino, identificando o marmoreio, selecionando a qualidade, desempenho, gordura, agregando mais valor de uma carne mais saudável’’, disse o engenheiro agrônomo.

Nicolau disse ainda que essa prática possibilita ao produtor a seleção do seu gado e, consequentemente a qualidade da carne. “Isso é um ponto que faz a diferença na comercialização. O mercado mundial prima por uma carne de qualidade”, complementou.

Ao ministrar a aula, o sócio da empresa Prime Bov, Fábio Fernandes, disse que “essa tecnologia permite que o produtor possa ver a qualidade da carne antes que chegue ao frigorifico, contribuindo para selecionar e multiplicar os animais, qualidade da carne e um plantel de raça com carne, mais aceita no mercado mundial”, finaliza.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário