Criada em 19/05/2023 às 11h25 | Agronegócio

Na Agrotins, técnicos do Ruraltins orientam sobre a multiplicação de mudas de mandioca em pequenas áreas

Com baixo custo, técnica é alternativa para variedade de produção comercial com melhor qualidade e sanidade dessas mudas para o plantio. Produtores se interessam por tecnologia e práticas de manejo para o bom cultivo de mandioca.

Imagem
Produtores se interessam por tecnologia e práticas de manejo para o bom cultivo de mandioca. (Foto: Divulgação)

Edvânia Peregrini
De Palmas (TO)

O cultivo de mandioca é uma das vitrines apresentadas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Com o tema Compliance no Agro, a Feira ocorre de 16 a 20 de maio, Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

A estufa, bem como na aérea de maniveiros instaladas na área da Agrotins visam apresentar ao produtor tecnologia e práticas de manejo para o bom cultivo de mandioca, uma das principais culturas da agricultura família no Estado.

As orientações são conduzidas pelos extensionistas, o técnico em agropecuária e acadêmico em Agronomia, João José Ribeiro; e o engenheiro agrônomo José Gomes.

"Aqui a gente está apresentando a produção de mudas e a multiplicação pensando na redução custos, bem como na inovação tecnológica. Na multiplicação de gemas de manivas de mandioca, o uso de copos descartáveis otimiza a produção do pequeno agricultor da Agricultura Familiar e oferece condições de ele formar seu próprio maniveiro e não depender de comprar muda fora, e sim formar sua própria maniva para produção de sua lavoura de mandioca. Ainda com a vantagem de multiplicar uma única gema de mandioca em até 5 e 6 vezes mais do que quando é plantada de forma convencional com aproveitamento de espaço", explicou João.

José Gomes acrescenta que dentro desse trabalho de multiplicação rápida tem ainda os benefícios de variedades de produção para comercialização com melhor qualidade e também a garantia de sanidade dessas mudas para o plantio.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário