Criada em 04/05/2017 às 12h56 | Agronegócio

Após criar 1,2 mil vagas de trabalho na edição de 2016, Agrotins gera expectativas de novas oportunidade de empregos este ano

Contratações ocorrem semanas e até meses antes da realização da feira que acontece, anualmente, na primeira quinzena do mês de maio. São esperados aproximadamente 100 mil visitantes.

Imagem
Muito antes de toda a infraestrutura estar disponível ao público, centenas de trabalhadores se empenham em garantir que toda a estrutura e programação dos cinco dias de feira funcionem normalmente (foto: Manoel Junior/SeagroTO)

Wherbert Araújo
DE PALMAS

Não só de grandes expositores, palestrantes e vendedores funciona a Agrotins. Muito antes de toda a infraestrutura estar disponível ao público, centenas de trabalhadores se empenham em garantir que toda a estrutura e programação dos cinco dias de feira funcionem normalmente. Com isso, milhares de empregos diretos são gerados, dias, semanas e até meses antes da realização da feira que acontece, anualmente, na primeira quinzena do mês de maio.

A dona de casa Márcia Alves Santana, todos os anos aproveita os dias de feira para aumentar a renda familiar trabalhando como diarista na montagem das vitrines tecnológicas de exposição de sementes. Moradora da região Sul da Capital, ela afirma que vê na Agrotins a oportunidade de conseguir um trabalho temporário. “Todos os anos eu procuro vaga de diarista e felizmente sempre consigo”, afirmou.

Já o autônomo Adriano Marcos Brito foi contratado para instalar portões basculantes para uma empresa que optou por adquirir uma estrutura fixa na Feira. “Trabalhei aqui há uns sete anos atrás. Está tudo diferente, a estrutura é mais bonita”, afirma.

POSTOS DE TRABALHO

Dados da última edição da Agrotins de 2016 indicam que os cinco dias de feira geraram 1200 empregos indiretos ou temporários. Caso do eletricista Paulo Roberto Botelho, que prestou serviço numa feira agrotecnológica em Minas Gerais e foi convidado para realizar trabalhos na Agrotins. “Estou há 20 dias em Palmas. No Tocantins eu só havia trabalhado em Gurupi. Estou gostando do trabalho e achei a organização desta feira é muito boa”, afirmou.

De acordo com o Diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócios da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos, para este ano estão sendo disponibilizados 650 estandes de divulgação. “Além dos empregos gerados, fortalecendo a economia local, a Agrotins 2017 vai trazer inovações nas áreas ambientais e que promovam a sustentabilidade”, ressaltou.

AGROTINS 2017

Com tema “Água, a Sustentabilidade da Vida” e slogan “Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas”, a Agrotins 2017 ocorre no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na Rodovia TO – 050, saída para Porto Nacional. O evento acontece anualmente, destacando as potencialidades do agronegócio, além de apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo. (Da Secom)

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário