Criada em 06/05/2019 às 14h42 | Agronegócio

Agrotins 2019: Técnicos da Seagro apresentam biodigestor caseiro que reduz custos com gás de cozinha e adubação

O protótipo de biodigestor caseiro para produção de biogás e biofertilizante será apresentado aos visitantes da Agrotins como uma alternativa para redução de custos com gás de cozinha e adubação. Técnicos da Seagro mostrarão o passo a passo da operacionalização e da montagem do sistema.

Imagem
Equipamento indicado, principalmente, para agricultores familiares, produz biogás e biofertilizante com fácil manuseio e baixo custo (Foto Elmiro de Deus/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) apresenta, aos produtores e visitantes, um protótipo de biodigestor caseiro para produção de biogás e biofertilizante, uma alternativa para redução de custos com gás cozinha e adubação. O evento começa nesta terça-feira, 07, e segue até o sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

O projeto será apresentado pelos técnicos da Gerência de Agroenergia e Florestas da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), com objetivo de atender, principalmente produtores da agricultura familiar, sendo de baixo custo e fácil manuseio na produção do biogás.

Segundo o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, na Agrotins, será demonstrado o passo a passo da operacionalização e da montagem do sistema. “Iremos mostrar os equipamentos necessários e também como montar um biodigestor de fácil manuseio. O equipamento tem capacidade de geração de biogás suficiente para atender as necessidades de uma família com até cinco pessoas, com um custo relativamente baixo, em torno de R$ 500,00”, destacou.

Produto natural

O biogás é produto da decomposição natural de qualquer substância orgânica, como dejetos de animais (aves, bovino, suíno e caprinos), resíduos vegetais, restos de alimentos e também de lixo residencial e industrial. O biodigestor é um reator onde bactérias digerem esterco em um ambiente apropriado e sem oxigênio, produzindo um gás composto principalmente por metano.

Agrotins

Já em sua 19ª edição, a Feira de Tecnologia Agropecuária deve atrair a atenção de produtores, empresários e pesquisadores de todo o Tocantins e de outros estados do país. Durante o evento, estão previstas palestras e seminários com temas variados, além da exposição de animais, máquinas e equipamentos. (Da Seagro)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário