Criada em 17/04/2023 às 12h10 | Agronegócio

Ruraltins encerra participação na Agrosudeste com Dia de Campo sobre pecuária e grande cavalgada

O evento envolveu mais de 12 municípios que durante a cavalgada, percorreram todo centro da cidade de Almas, e foram recebidos no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, com grande churrasco de chão para mais de 500 pessoas.

Imagem
Dia de campo reuniu centenas de pessoas entre produtores, técnicos e estudantes. (Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins)

Amando Oliveira
De Palmas (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), encerrou no sábado, 15, a participação na 7ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), com programação na arena do conhecimento, onde abordou o tema Pecuária. O dia de campo reuniu centenas de pessoas entre produtores, técnicos e estudantes.

Na abertura das palestras, o diretor de assistência técnica e extensão rural Kin Gomides, representou o presidente do Ruraltins Washington Ayres, destacou que os temas tratados pelos palestrantes, as demandas de produção, e a parte de nutrição e mercado, são pertinentes à região. Kin Gomides manifestou ainda, satisfação com o sucesso do evento.

“Encerramos hoje os eventos com grande alegria, foi sucesso enorme, todos os dias de campo lotados com excelentes conteúdos e um público interessado e participativo”, afirmou o diretor Kim.

O zootecnista do Ruraltins Josevaldo Rodrigues Lima, falou sobre manejo intensivo de pastagens e disse que “apresentar os resultados do manejo intensivo de pastagem e as intervenções, é importante para que o produtor tenha confiança em investir na tecnologia”, ressaltou.

O pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, que palestrou sobre o Programa ABC Corte, pecuária produtiva, rentável e sustentável, disse que "o tema apresentado deu início na Agrosudeste e que nessa edição veio trazer um pouco das metodologias que a Embrapa junto aos parceiros trabalham, para levar tecnologia ao produtor e melhorar os resultados”, enfatizou.

Presente no encerramento das palestras, o presidente da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque filho, declarou-se satisfeito e feliz com o grande avanço da feira, agradeceu a parceria do Ruraltins. "Nós estamos no dia de campo da bovinocultura, lotado, mas na próxima edição teremos um dia de campo muito maior, mais conhecimento, mais tecnologia, mais produtores e hoje com tudo que concretizamos junto aos parceiros, meu sentimento é de gratidão", finalizou João.

Palestras

Ocorreram ainda palestras com os temas: Pecuária Lucrativa -Tendencias e Perspectivas, com o zootecnista Fernando Scotta; e Intensificação de Pastagem (Case de sucesso na Fazenda Retiro da madrugada em Sucupira (TO), com engenheiro agrônomo Silvan Carvalho de Castro.

Ciclismo

Ciclistas de diversas regiões participaram do encerramento da Agrosudeste, com passeio ciclístico, em um percurso de 40 km, finalizando com premiações que ocorreram no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, localizada a 300 km da Capital.

Cavalgada

No período da tarde, a Agrosudeste encerrou com uma grande cavalgada, que reuniu mais de 330 cavaleiros e amazonas, sendo esta, a segunda Cavalgada oficial amigos da Agrosudeste, representada pelo presidente, Silvânio Cardoso.

Para o vice-presidente do Ruraltins Almir Batista, que também apoiou esse momento importante na Agrosudeste e participou do encerramento, “fazer negócios, trazer oportunidades ao agricultor familiar para expor e comercializar, é prioridade para o nosso setor, mas o momento cultural é valorização regional, deve fazer parte de toda programação, ver Almas com essa linda cavalgada no encerramento de uma feira tão esperada, que movimentou a economia do município é para ser comemorado”, declarou.

A cavalgada foi liderada pelo prefeito de Almas Waguinho, o deputado Nilton Franco, em nome de todos os deputados apoiadores do evento e João filho como presidente da Agrosudeste.

O evento envolveu mais de 12 municípios que durante a cavalgada, percorreram todo centro da cidade de Almas, e foram recebidos no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, com grande churrasco de chão para mais de 500 pessoas.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário