Criada em 30/07/2018 às 11h17 | Piscicultura

Tecnologia solidária em unidades demonstrativas para criação de peixes é um dos focos do projeto Agosto Verde em Palmas

Uma das unidades que serão visitadas fica no assentamento São João. Lá foram construídos dois tanques de adobe para criação de peixes. O lançamento do programa será feito no dia 1º de agosto, às 8h30, na sede da Seder, na capital tocantinense.

Imagem
Sahium: “Esse tipo de tecnologia, além de dar um upgrade na propriedade, beneficia outras atividades produtivas e ainda pode ser empregada através de mutirão de produtores formando toda uma cadeia solidária” (foto: Luciana Pires/Arquivo)

Com programação variada e voltada à discussão e à apresentação das técnicas e conceitos que, agregados ao agronegócio e à agricultura familiar, podem favorecer o homem do campo na Capital, acontecerá o Agosto Verde, com diversas ações previstas para o decorrer do mês. O lançamento será feito no dia 1º de agosto, às 8h30, na sede da Seder, localizada na Quadra ASR-SE 125, esquina entre a Avenida NS-10 e LO-27.

Promovido pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), o Agosto Verde abordará nesta edição o conceito de Tecnologia Solidária através de Unidades Demonstrativas (UDs). Uma das unidades que serão visitadas fica no assentamento São João. Lá foram construídos dois tanques de adobe para criação de peixes.

A medida mínima sugerida é de quatro metros por 80 centímetros para 10 mil metros cúbicos de água, o que garante a criação de meia tonelada de peixe por ano. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, a tecnologia empregada neste projeto tem baixo custo. “Esse tipo de tecnologia, além de dar um upgrade na propriedade, beneficia outras atividades produtivas e ainda pode ser empregada através de mutirão de produtores formando toda uma cadeia solidária”, detalhou Sahium.

O Agosto Verde conta com parcerias da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação do Meio Ambiente (FMA), do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Zoofértil, Avifran, Atacadão da Ração, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário