Criada em 13/06/2023 às 07h00 | Gado

Produtores rurais têm até a sexta-feira, 16, para fazer a declaração obrigatória de rebanho na Adapec

Quem deixar de fazer a declaração, será multado em R$ 127,69 por propriedade não declarada e ficará com a ficha de movimentação bloqueada. A declaração de informações pecuárias é obrigatória para todos os produtores rurais que possuírem quaisquer espécies de animais em suas propriedades.

Imagem
Todas as espécies de animais da propriedade devem ser declaradas - (Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os produtores rurais tocantinenses sobre o fim do prazo para a declaração obrigatória de rebanho que encerra na próxima sexta-feira, 16. A expectativa da Adapec é que sejam declarados cerca de 10,8 milhões de bovídeos.

Vale ressaltar que a declaração de informações pecuárias é obrigatória para todos os produtores rurais que possuírem quaisquer espécies de animais em suas propriedades. Esta medida tem o objetivo de manter o controle sanitário dos animais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa no Estado. E quem deixar de declarar o rebanho de sua propriedade até o término do prazo pagará multa de R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, afirmou que a declaração do rebanho é fundamental para a manutenção do status sanitário do Tocantins. “O Tocantins busca o reconhecimento internacional do Estado livre da aftosa sem vacinação, que possibilitará a abertura de novos mercados, mas as medidas de vigilância são essenciais, e a declaração do rebanho faz parte destas medidas. Por isso, quem ainda não fez a sua declaração, procure um dos escritórios da Adapec esta semana e preencha o formulário de declaração de informações pecuárias”, ressaltou João Eduardo.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário