Criada em 09/05/2018 às 18h20 | Agronegócio

Adapec conscientiza sobre a importância da inspeção sanitária

Por meio de palestras, os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária  (Adapec) falaram na manhã desta quarta-feira, 9, durante a programação da Agrotins 2018, sobre a importância da inspeção sanitária. O Tocantins conta com 24 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Imagem
O objetivo principal foi conscientizar sobre a necessidade de adequação das empresas às normas e às leis para oferecer um produto de qualidade ao consumidor (Foto Delfino Miranda)

Dinalva Martins
DE PALMAS (TO)

Na manhã desta quarta-feira, 9, produtores rurais e acadêmicos participaram das palestras sobre a importância da inspeção sanitária em frigoríficos e laticínios, promovidas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), durante a Agrotins 2018, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O Tocantins conta com 24 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), entre elas, frigoríficos, laticínios e entrepostos, que são inspecionadas de forma permanente e periódicas.

Na abordagem, o objetivo principal foi conscientizar sobre a necessidade de adequação das empresas às normas e às leis para oferecer um produto de qualidade ao consumidor, e este exigir alimentos certificados por órgãos oficiais. “A falta de inspeção implica em riscos à população, pois os produtos podem estar contaminados. Para garantir a inocuidade, a Agência acompanha todo o processo de produção de produtos de origem animal em locais registrados no SIE”, explicou o palestrante e inspetor agropecuário da Adapec, Antônio José de Souza Caminha.

O produtor rural, Wilton Castro Tavares, da Fazenda Brejo da Lagoa, localizada em Mateiros, ficou impressionado com o enfoque dado ao manejo correto durante a ordenha, já que tem vacas leiteiras. “Já sabia que lidar com leite é algo que precisa de muita atenção, mas aprendi várias maneiras, inclusive higiênicas, para melhorar a qualidade do leite que produzo para meu próprio consumo”, destacou.

Na vitrine da carne, durante a palestra sobre Tecnologia de Processamento de Carnes de Ovinos, o inspetor agropecuário da Adapec, Jean Galleti, explicou ao público a importância da qualidade da carne inspecionada. “Já temos um frigorífico no Estado que abate ovinos. Antes, a carne era comprada dos estados vizinhos ou abatida de forma clandestina” explicou, acrescentando, que é possível o frigorífico abater bovinos e ovinos, basta adequar alguns equipamentos ao tamanho da espécie animal. Os interessados devem procurar a Agência para obter mais informações.

Um especialista em cortes de cordeiro fez uma demonstração ao público e em seguida a chef de cozinha Ruth Almeida preparou a iguaria e serviu ao público para degustação.

Dados

Em 2017, a produção de carne nos cinco frigoríficos com SIE foi de 12,2 mil toneladas e de produtos cárneos (linguiças, presunto fatiado, entre outros) foi de 724.058 kg, resultante do abate de 64.541 animais. Já os laticínios, produziram 16,5 milhões de litros de leite pasteurizado processado como matéria-prima.

Mais palestras

Dando continuidade à programação da Adapec desta quarta-feira, o gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante, ministrou palestra, no auditório Bem-te-vi, sobre o controle da doença. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário