Criada em 02/02/2023 às 07h53 | Investigação

Adapec conclui coletas em granjas avícolas para inquérito sobre Influenza aviária e doença de Newcastle no Tocantins

Desde o início do inquérito avícola, em 5 de dezembro de 2022, foram coletadas amostras em 30 granjas de 26 municípios do Estado. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância dessas doenças, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Imagem
Coletas em granjas industriais foram concluídas. Até o momento, não há registro dessa enfermidade no Estado. (Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nesta terça-feira, 31, a primeira fase de coletas de amostras para o inquérito da Influenza aviária e doença de Newcastle na avicultura industrial do Tocantins. Desde o início do inquérito avícola, em 5 de dezembro de 2022, foram coletadas amostras em 30 granjas de 26 municípios do Estado. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância dessas doenças, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, todas as amostras coletadas pela Agência foram encaminhadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, que é responsável por estas análises. “Concluímos esta primeira fase do inquérito, onde foram feitas as coletas nas granjas industriais. A partir do dia 6, iniciaremos a segunda fase de coletas de amostras nas criações de subsistências, ou seja, aquelas de fundos de quintais”, afirmou o gerente.

Sérgio Liocádio acrescentou que a Adapec coletará, nesta fase, amostras em 17 propriedades de oito municípios do Estado: Babaçulândia, Cachoeirinha, Caseara, Darcinópolis, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pium e Ponte Alta do Tocantins. A previsão é de que o trabalho seja concluído até 24 de abril.

“Essas criações podem ser consideradas sentinelas para a vigilância de doenças aviárias de interesse para a avicultura nacional, principalmente aquelas localizadas em áreas de maior risco de contato com aves aquáticas migratórias, visto que a maioria dos casos de introdução do vírus e de ocorrência de surtos, em outros países, tem essa relação”, explicou Sérgio Liocádio.

Inquérito Avícola

O objetivo do inquérito é comprovar a ausência de exposição aos vírus dessas enfermidades na população de aves de subsistência. Até o momento, não há registros da ocorrência da Influenza aviária no Brasil. Em relação à doença de Newcastle, já houve surto de infecção viral em alguns estados, mas não há registro dessa enfermidade no Tocantins.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário