Criada em 25/04/2023 às 08h15 | Exportações

Adapec promove reunião avaliativa com colaboradores pós-auditoria da missão do México

A reunião analisou detalhes, trocou ideias sobre fatos observados para buscar cada vez mais melhorias. Tocantins aguarda o resultado da missão visando exportações de carnes bovinas àquele país. O México importa aproximadamente 1 milhão de toneladas de carnes anualmente de outros países.

Imagem
Tocantins aguarda o resultado da missão visando exportações de carnes bovinas para o México. (Foto: Mateus Soares / Governo do Tocantins)

Dinalva Martins
De Palmas (TO)

O presidente da Adapec, Paulo Lima, reuniu a equipe de colaboradores na amanhã desta segunda-feira, 24, na sede da Agência em Palmas, para trocar informações pós-auditoria do México, que esteve auditando a instituição e duas propriedades rurais, no último sábado, 22, em Araguaína. Tocantins aguarda o resultado da missão visando exportações de carnes bovinas àquele país. O México importa aproximadamente 1 milhão de toneladas de carnes anualmente de outros países.

Paulo Lima avaliou que o Tocantins está atento as novas possibilidades, que é preciso consciência de todos que fazem parte da cadeia (produtores rurais, empresários e servidores) da responsabilidade no processo de abertura de novos mercados. “As auditorias envolvem o serviço de defesa, frigoríficos e propriedades rurais, todos devem estar alinhados ao cumprimento das exigências para o sucesso dessa auditoria e de tantas outras que virão resultado da suspensão da vacinação contra febre aftosa”, disse.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explanou sobre os principais tópicos abordados durante a auditoria e se mostrou otimista. “Acessaram nosso sistema de defesa agropecuária para analisar os serviços, e nas propriedades rurais observaram a vigilância ativa, práticas de manejo, instalações, biosseguridade, entre outros. Acreditamos no nosso trabalho e esperamos a habilitação do Tocantins para mais esse grande mercado”, afirma.

Participantes

Participaram também da reunião, o vice-presidente, Lenito Abreu, os diretores de defesa, inspeção e sanidade animal e vegetal da Adapec, Márcio Rezende e Alex Arruda, respectivamente, e demais servidores.

Dados

O Estado conta com aproximadamente 11 milhões de bovinos e bubalinos e obteve a autorização para suspender a vacinação contra febre aftosa a partir deste ano.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário