Criada em 12/02/2024 às 06h05 | Agricultura

"Não realizem vendas imediatas nem futuras", recomenda Aprosoja Brasil a produtores em meio a perdas com a quebra recorde da safra

Entidade pede ainda que "não façam compras de fertilizantes, cujos preços aumentaram nas últimas três safras". E que orientação "vale também para sementes e defensivos".

Imagem

Preocupada com o movimento de queda de preços, combinado com os elevados custos de produção e, infelizmente, com a queda de produtividade na safra atual, a Aprosoja Brasil alerta os produtores de soja e milho sobre a importância de redobrar a cautela e os cuidados antes de fecharem negócios nos próximos meses.

A entidade recomenda aos produtores que adotem prudência, que não realizem vendas imediatas nem vendas futuras, não adiantem compras por pressão das empresas e não façam investimentos ou programação para ampliação de área. Em especial, que não façam compras de fertilizantes, cujos preços aumentaram nas últimas três safras e ainda não voltaram ao patamar normal para uma boa relação de troca. Esta última recomendação vale também para sementes e defensivos.

Com os preços atuais abaixo dos 100 reais por saca, pela primeira vez em três anos, houve, em média, redução de 33% da receita da atividade em comparação com a safra passada. No início do plantio da safra 2023/2024, as contas estavam dando algum lucro ou empatando, em algumas praças, se houvesse uma boa produtividade. Porém, com as perdas em função de fatores climáticos, as margens já estão negativas em muitos estados. (Da Aprosoja Brasil)



Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário