Criada em 31/07/2017 às 10h41 | Agronegócio

Com oposição articulada, Faet discute nome que disputará eleição; prazo para registro de chapa termina nesta segunda

Uma das possibilidades da direção atual da Faet é lançar como candidato o atual vice-presidente, Paulo Carneiro. Diretoria foi convocada para discutir o assunto nesta manhã, em Palmas. Prazo para registro das chapas termina na tarde desta segunda-feira.

Imagem
Paulo Carneiro, que ocupou a presidência da Faet desde 2015, quando Kátia Abreu foi para o Ministério da Agricultura, é cotado para disputar a eleição contra Nasser Iunes (foto: Senar/Divulgação)

Oposicionistas da gestão atual da Faet (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins) aguaram a definição da chapa da atual gestão para disputa do comando da entidade. O prazo para inscrição dos candidatos termina na tarde desta segunda-feira, 31.

O Norte Agropecuário apurou que ocorre nesta manhã, na sede da Faet, reunião da diretoria para discutir o assunto. 

Até o momento é pública apenas a pré-candidatura do agropecuarista Nasser Iunes, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA). Ele encabeça a chapa “Casa dos Produtores”. Já está definida a relação de pessoas que irá acompanhá-lo na disputa.

TERMINA NA SEGUNDA PRAZO PARA REGISTRO DE CHAPAS QUE DISPUTARÃO ELEIÇÃO DA FAET 

A dúvida no momento é o anúncio do nome do candidato da situação. A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) havia declarado que não é candidata. Há possibilidade de Paulo Carneiro, atual vice-presidente da entidade, vá para a disputa. Ele permaneceu na presidência da Faet de janeiro de 2015 até o mês passado, com o licenciamento da titular do cargo, a ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Outra opção é de a entidade lançar Paulo Lima, assessor da parlamentar.

O anúncio do nome deve ser feito até o início da tarde. Submetida a uma cirurgia simples na sexta-feira, a senadora – apesar do repouso – orienta e acompanha as discussões dos membros da diretoria da entidade.

CASA DOS PRODUTORES

A chapa que será encabeçada por Nasser Iunes divulgou inclusive as propostas. Entre as principais estão o fim da reeleição, renúncia da direção em caso de o membro da entidade parta para a disputa de cargos eletivos e mandato único a presidentes “impossibilitando o compadrio”. “Pessoal, nossa chapa está formada e temos uma proposta coerente para a nossa federação, sindicatos rurais e classe produtora. Após muita discussão e contribuições de todos chegamos a uma proposta comum que atende inclusive à sociedade”, anunciou Nasser Iunes em seu perfil numa rede social.

Uma dos principais medidas da reforma estatutária proposta por Nasser caso vença a eleição é a de inspirada na 22ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Porém, mais rígida que a norma norte-americana aprovada em 1947, que prega: nenhuma pessoa poderá ser eleita mais de duas vezes para o cargo de presidente. No caso da chapa de Nasser, a ideia, caso seja aprovada, permitirá que cada gestor tenha apenas um mandato.

MATÉRIAS RELACIONADAS 

Não sou candidata à presidência da Faet, afirma senadora Kátia Abreu

Faet deve se pautar pelas verdadeiras demandas dos produtores, diz Nasser 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário