Criada em 29/07/2017 às 20h00 | Política brasileira

Grupo que almeja assumir Faet propõe fim da reeleição e renúncia de presidente que desejar disputar cargos públicos

Com uma reforma estatutária que propõe, além disso, medida inspirada na 22ª emenda da Constituição dos Estados Unidos, chapa “Casa dos Produtores” será registrada na segunda-feira. A eleição está marcada para o dia 20 de outubro.

Imagem
Nasser Iunes: "Após muita discussão e contribuições de todos chegamos a uma proposta comum que atende inclusive à sociedade" (Foto: Arquivo Pessoal)

Fim da reeleição, renúncia da direção em caso de o membro da entidade parta para a disputa de cargos eletivos e mandato único a presidentes “impossibilitando o compadrio”. Essas são algumas das propostas de reforma estatutária na Faet (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins) definidas pela chapa “Casa dos Produtores”, que disputará a presidência da entidade.

A chapa tem como pré-candidato o agropecuarista Nasser Iunes, ex-presidente e atual diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA). “Pessoal, nossa chapa está formada e temos uma proposta coerente para a nossa federação, sindicatos rurais e classe produtora. Após muita discussão e contribuições de todos chegamos a uma proposta comum que atende inclusive à sociedade”, divulgou em seu perfil numa rede social.

A chapa deve ser registrada na segunda-feira, 31, quando se encerra o prazo definido em edital publicado pela presidente atual da Faet, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). A eleição está marcada para o dia 20 de outubro. Os nomes das pessoas que integrarão a chapa não foram divulgados.

22ª EMENDA

No caso da reforma estatutária, chama a atenção a proposta dos integrantes da chapa de mandato único a presidentes sem direito a reeleição. O objetivo é propiciar à entidade alternância de poder. A medida é inspirada na 22ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Porém, mais rígida que a norma norte-americana aprovada em 1947, que prega: nenhuma pessoa poderá ser eleita mais de duas vezes para o cargo de presidente. No caso da chapa de Nasser, a ideia, caso seja aprovada, permitirá que cada gestor tenha apenas um mandato.

AS DEMAIS PROPOSTAS

Em termos de gestão, a “Casa dos Produtores” anunciou que pretende capacitar os dirigentes sindicais através da realização de cursos, quer aproximar o produtor dos sindicatos, realizar encontros regionais e fortalecer criação de feiras de negócios em polos regionais de agricultura e pecuária do Estado.

No campo político, o grupo pretende desenvolver melhoria “da interlocução com parlamentares, instituições e governo deixando interesses políticos partidários fora da FAET” e promover o que chama de “desaparelhamento político partidário da federação”.

LEIA TAMBÉM:

TERMINA NA SEGUNDA PRAZO PARA REGISTRO DE CHAPAS QUE DISPUTARÃO ELEIÇÃO DA FAET 

Os produtores defendem ainda “retirar do papel a criação de comissões de áreas fundamentais de interesse do agronegócio, facilitando e municiando as verdadeiras demandas dos produtores”. A “Casa dos Produtores” quer melhorar a interlocução com entidades como CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e a Frente Parlamentar da Agricultura sobre a demandas da classe.

CANDIDATO ÚNICO?

Na segunda-feira será decidido se a chapa “Casa dos Produtores” será a única a disputar o pleito. A senadora Kátia Abreu, atual presidente da Faet, se manifestou recentemente em entrevista ao Norte Agropecuário sobre a disputa. Ela afirmou que não tentará a reeleição. Nome citado no meio rural como provável candidato apoiado pela parlamentar, o vice-presidente da Faet, Paulo Carneiro, não respondeu questionamento do Norte Agropecuário sobre suas intenções.

O espaço está aberto à direção atual da entidade para divulgação de suas propostas e outras informações.

MATÉRIAS RELACIONADAS 

Não sou candidata à presidência da Faet, afirma senadora Kátia Abreu

Faet deve se pautar pelas verdadeiras demandas dos produtores, diz Nasser 

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário