Criada em 11/05/2022 às 16h37 | Agronegócio

Comenda é reconhecimento por causas que lutamos defendendo o produtor rural, afirma ex-presidente da Aprosoja-TO ao receber homenagem

Instituída pela Assembleia Legislativa, a Comenda de Honra ao Mérito do Agronegócio do Tocantins é uma das principais honrarias públicas do Estado. Ela é entregue para personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do Tocantins.

Imagem

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, o agricultor e tesoureiro da Aprosoja-TO (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins), Maurício Buffon, foi homenageado com a Comenda de Honra ao Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins. A homenagem fez parte da programação de abertura da 22ª edição da Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins), maior exposição do setor da região Norte do país.

“É gratificante a gente ser reconhecido por representar uma classe. Dedico essa comenda a todos os produtores da Aprosoja que no passado me delegaram o cargo de presidente. A gente conseguiu desenvolver um bom trabalho. Hoje fomos reconhecidos por algumas causas que lutamos defendendo o produtor rural. Então é uma grande honra receber esta homenagem e representar o setor produtivo que é a locomotiva que faz o Tocantins andar, com geração de muitos empregos", declarou Buffon.

Instituída pela Assembleia Legislativa, a Comenda de Honra ao Mérito do Agronegócio do Tocantins é uma das principais honrarias públicas do Estado. Ela é entregue para personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do Tocantins.  “É relevante esta homenagem é um reconhecimento do que fazemos ao longo dos anos em defesa do setor agro", pontuou o presidente da Aprosoja Tocantins, Dari Fronza.

Ele também agradeceu a setores da imprensa pelo reconhecimento da importância do trabalho dos produtores rurais, destacando o Norte Agropecuário nesse contexto. “Quero dedicar essa Agrotins à imprensa, principalmente ao Norte Agropecuário, que defende a classe rural”, frisou.

A comenda foi entregue pelo governador Wanderlei Barbosa. “São homens determinados e com atuações relevantes. Tornaram-se referência no agronegócio tocantinense. É uma maneira que o governo e a Assembleia Legislativa encontraram para reconhecer o trabalho prestado ao Estado por eles", afirmou.

O produtor e ex-presidente da Aprosoja Maurício Buffon agradeceu à Assembleia e ao Governo pelo reconhecimento.

Também foram homenageados Cloves Oliveira Valadão (empresário), Daniel de Brito Fragoso (agrônomo e pesquisador da Embrapa), Epaminondas de Andrade (pecuarista) Felismino Coelho Alves Filho (servidor do Ruraltins), José Severino Resende Neto (fruticultor), Ricarod Khouri (produtor rural) e Vayrene Milhomem da Silva (agricultora)

Agronegócio

A produção agropecuária é responsável direta, ou indiretamente, por 75% do PIB (Produto Interno Bruto) tocantinense. A soja, inclusive, é o carro chefe das exportações do Tocantins, tendo gerado mais de US$ 1,28 bilhão (R$ 6,53 bilhões) de recursos vindos do exterior, além de ser o maior ativo agropecuário do Estado.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário