Criada em 22/07/2023 às 10h37 | Avicultura

Gripe aviária: Estado de Emergência é decretado no Tocantins, destaca Norte Agropecuário no Rádio

Medida segue orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; “Nós temos aviários importantes e essa ação vai garantir que o Estado se mantenha livre da doença”, explica secretário da Agricultura Jaime Café.

Imagem

Daniel Machado
DE PALMAS (TO)

Decreto 6.650 publicado no Diário Oficial do Estado da noite desta sexta-feira, 21 de julho, estabelece Estado de Emergência zoossanitária no território tocantinense por 180 dias em função de casos de gripe aviária (Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade) em aves silvestres e subsistências no Brasil.

Além do governador Wanderlei Barbosa, o decreto tem a assinatura do presidente da Adapec-TO (Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins), pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café de Sá, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Silva.

No decreto, o governador determina que a Secretaria da Agricultura e a Adapec devem baixar, em conjunto, os atos necessários para proteger o Tocantins da doença. “Nós temos uma produção importante para a nossa economia, para a economia na região, como Tocantinópolis e Paraíso. Nós temos aviários comerciais, além da criação doméstica de galinhas caipiras, peru, pato, marreco, enfim todas as aves que são fundamentais tanto na parte comercial e social para o nosso estado. Esse decreto vai fazer com que a gente possa ter todas as ações e garantir que o estado permaneça também livre dessa doença”, salientou Jaime Café.

Embora a doença já tenha casos detectados em estados vizinhos como a Bahia, o Tocantins até agora não tem nenhum registro gripe aviária.


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário