Criada em 13/06/2023 às 07h09 | Agronegócio

Região de Prudente ajuda SP a se consolidar como maior produtor de amendoim do Brasil

Presidente Prudente é uma das cinco principais regiões com bons resultados de plantio nessa safra. Municípios da região são responsáveis por quase 10% da produção de amendoim em São Paulo

Imagem
Municípios que formam a região de Presidente Prudente são responsáveis por quase 10% da produção de amendoim em São Paulo. (Foto – Secretaria da Agricultura/SP)

A região de Presidente Prudente, no oeste paulista, é responsável por quase 10% da produção de amendoim em São Paulo. Os dados mais recentes apontam que no ano passado a produção atingiu 2.613.628 sacas de 25 quilos (ou seja, 9,83% do Estado). Foram, ao todo, 15.571,20 hectares (8,92% do total de SP). No mesmo período, todo o território paulista produziu 26.589.592 sacas em 174.573,80 ha.
Esses números apontam uma leve queda em relação ao ano de 2021. Nesse período, Prudente produziu 3.047.648 sacas (11,31% do total paulista) em 16.486,30 hectares (9,54%).

Os números foram enviados, a pedido do Oeste Agropecuário, pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria da Agricultura do Estado.

Presidente Prudente é uma das cinco principais regiões com bons resultados de plantio nessa safra. As demais são Tupã, Marília, Jaboticabal e Assis. Juntas, representam 54,9% da produção paulista.

Pesquisa de produção

O amendoim foi destaque do mais recente levantamento das previsões de área e produção de culturas agrícolas no Estado de São Paulo neste ano. O trabalho é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). O período compreendido pela pesquisa é de 1º de fevereiro a 9 de março de 2023.

Foram levados em conta os dados de área, produção e produtividade no Estado de São Paulo para comparar com os números obtidos na safra 2021/2022. Os resultados do levantamento mostraram que a previsão para o setor agrícola paulista é otimista com dezenas de produtos com desempenho positivo em relação à área cultivada, produção e produtividade.

Entretanto, deve-se considerar que os resultados estimados refletem a situação atual das culturas e dependem, entre outros fatores, da continuidade das boas condições climáticas para serem confirmadas.

Amendoim em SP

Um dos cultivos que merecem destaque é o amendoim, produto que apresenta evolução na expansão de área e na produtividade, consolidando, ainda mais, São Paulo como maior produtor nacional. O levantamento realizado em fevereiro de 2023, que é o terceiro para a cultura do amendoim, apresenta resultados superiores aos da safra anterior, com aumento de 6% na produtividade. As estimativas mostram área em produção 2,7% superior à safra anterior e previsão de produção de 724,1 mil toneladas, com alta de 8,9% em relação à safra 2021/22. (Com informações da Secretaria da Agricultura de São Paulo)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário