Criada em 01/04/2019 às 11h24 | Política brasileira

Decisão sobre transferência de embaixada sairá em 10 dias, anuncia presidente Jair Bolsonaro: “O casamento está marcado”

"O que eu quero é que seja respeitada a autonomia de Israel, obviamente. Se eu fosse abrir negociações com Israel, botaria a nossa embaixada onde? Seria em Jerusalém, tá certo? Agora, a gente não quer ofender ninguém. Agora, quero que respeitem a nossa autonomia", disse Bolsonaro.

Imagem
Após anúncio de escritório feito por Jair Bolsonaro, Netanyahu diz que aguarda a transferência da embaixada brasileira (foto: Alan Santos/PR)

A decisão sobre a transferência da embaixada brasileira em Israel, de Tel-Aviv para Jerusalém, saíra em 10 dias. O prazo foi dado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (1º/4), em visita a Israel. A mudança não está descartada. "Dentro de 10 dias sairá a decisão, pode ter certeza. Está tudo certo. Fique tranquilo. O casamento está marcado", afirmou, em entrevista em Israel, conforme noticiou o Correio Braziliense. "O que eu quero é que seja respeitada a autonomia de Israel, obviamente. Se eu fosse abrir negociações com Israel, botaria a nossa embaixada onde? Seria em Jerusalém, tá certo? Agora, a gente não quer ofender ninguém. Agora, quero que respeitem a nossa autonomia", complementou. 

Após anúncio de escritório, Netanyahu diz que aguarda a transferência da embaixada 

OUÇA: Mudança de embaixada pode causar prejuízos ao Brasil, diz advogado tocantinense

Ele também minimizou a reação da Palestina de chamar o embaixador no Brasil para consultas após o anúncio do escritório de Promoção de Comércio, Investimento, Tecnologia e Inovação, feita no domingo ao lado do premier israelense, Benjamin Netanyahu. "Não tem nada a ver. É direito deles reclamar. A decisão é nossa. Votamos de forma destoante deles na Organização das Nações Unidas (ONU) há pouco tempo", afirmou.

AS REAÇÕES

Após anúncio de escritório, Netanyahu diz que aguarda a transferência da embaixada brasileira. Árabes já reagiram. Netanyahu também assinalou a importância da iniciativa. Para ele, pode ser um primeiro passo para a transferência da Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. “Eu espero, quem sabe, um dia chegue a Embaixada do Brasil a Jerusalém”, afirmou.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário