Criada em 03/03/2023 às 08h56 | Pesquisa

Dias de Campo apresentam variedades de soja hortaliça em São Paulo

Embrapa e entidades paulistas parceiras realizam a 1ª Semana de Campo sobre Soja Edamame e Broto de Soja no Extremo Noroeste Paulista para agricultores, técnicos e alunos de cursos agrícolas e agroindustriais.

Imagem
Dias de Campo apresentam variedades de soja hortaliça em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Para promover e diversificar a produção de hortaliças para agricultura familiar no Estado de São Paulo, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Soja e Embrapa Agrobiologia, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Universidade Estadual Paulista (UNESP) e demais instituições locais, realizam a 1ª Semana de Campo sobre Soja Edamame e Broto de Soja no Extremo Noroeste Paulista para agricultores, técnicos e alunos de cursos agrícolas e agroindustriais. Os eventos gratuitos e com emissão de certificados ocorrerão nos dias 8 e 9 de março, conforme programação abaixo.

Os participantes terão oportunidade de receber orientações técnicas e tirar dúvidas diretamente com a equipe de pesquisa e extensão rural, em três estações, que abordam a semente BRS 267 para edamame: cuidados e inoculação, o plantio: preparo de solo, semeadura, manejo e colheita e o processamento: tratamento artesanal das vagens. Na região de Andradina há cultivos produtivos, que serão abertos para visitação aos agricultores interessados em incrementar a renda com a produção da hortaliça. Também serão apresentados a cultivar de soja BRS 216 e o equipamento para produção de broto de soja, Tecnobroto.

A soja edamame é um alimento tradicional no oriente, que vem ganhando popularidade nos países ocidentais, incluindo o Brasil. Atualmente, as variedades de edamame comercializadas em território nacional são importadas de países asiáticos. A BRS 267 foi desenvolvida no âmbito do projeto de melhoramento genético da Embrapa para obtenção de cultivares de soja com características especiais para a alimentação humana. “Entre os atributos dessa cultivar, encontra-se o sabor agradável que é resultado da presença de um pequeno teor de sacarose [açúcar], característica essencial para edamame”, esclarece o pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Álvares de Oliveira.

Os testes de cultivo da soja edamame BRS 267 foram iniciados no Estado de São Paulo em 2019, conduzidos pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e apresentam bons resultados. “O cultivo da soja BRS 267 avançou em São Paulo e no território nacional. Nos últimos anos, a cultivar vem sendo plantada por agricultores de hortaliças nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia”, relata Mauro Pinto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Segundo Paulo César Leite Saraiva, da CATI, o trabalho integrado entre pesquisa, extensão e associações de agricultores na região de Andradina, São Paulo, caminha para se tornar uma política pública, com vistas à melhoria de renda para agricultores familiares com o cultivo de um produto de alto valor agregado. “Nossa intenção é difundir cada vez mais este trabalho e contribuir para a multiplicação de cultivares de soja para outras regiões do país”, afirma.

Os brotos de soja são alimentos nutritivos, apreciados pelo seu paladar e valor nutritivo, fonte de proteínas, vitaminas e minerais. A Embrapa Soja desenvolveu o Tecnobroto, um sistema automatizado para produção de brotos de soja. O pesquisador Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja, explica que no processo de produção são utilizados recipientes resistentes à umidade, equipamentos para controle de temperatura da água de irrigação e seu reaproveitamento. Os períodos e os tempos de irrigação são controlados por um timer que permite ao produtor programar o funcionamento do sistema de irrigação, definindo tempo e número de irrigações. “Para garantir a qualidade do broto de soja as sementes devem ter alto poder germinativo e vigor e serem livres de contaminação de sementes de outras espécies”, destaca Oliveira.

A 1ª Semana de Campo sobre Soja Edamame e Broto de Soja no Extremo Noroeste Paulista tem a organização da Embrapa, UNESP – Campus Ilha Solteira, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - Regional Andradina, Santos e São João da Boa Vista, Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM)/CATI, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ETEC Sebastiana Augusta de Moraes/Centro Paula Souza - Andradina, Prefeitura de Pereira Barreto, Associação Cultural Esportiva Pereira Barreto (Acep), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (CIENSP).

PROGRAMAÇÃO

1ª Semana de Campo sobre Soja Edamame e Broto de Soja no Extremo Noroeste Paulista
Dias 08 e 09 de março de 2023

Em Ilha Solteira - SP
Local: Unesp
Data: 08/03 – das 08h30 às 11h00
Local: Unesp – Ilha Solteira, SP
Endereço do evento: Faculdade de Engenharia/Unesp - Campus de Ilha Solteira Av. Brasil 56 Centro. Ilha Solteira, SP.

Em Andradina - SP
Local: ETEC
Data: 08/03 – das 14h às 16h30
Endereço do evento: Estrada Sebastião Lourenço da Silva, km 11. Bairro Planalto. Andradina, SP
Em Pereira Barreto - SP
Local: ACEP Sede Social
Data: 09/03 – das 15h às 17h
Endereço do evento: ACEP Sede Social, Pereira Barreto /SP: Rua Hajime Fujimoto 956 Centro.
Faça sua pré-inscrição acessando o link.

Informações:
CATI Regional Andradina - Fone (18) 99111-0783
ITESP - Fone (18) 99665-7721
Colaboração: Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR) - Embrapa Soja

(Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário