Criada em 18/08/2022 às 11h49 | Pesquisa

Ferrugem asiática: Adapec monitora diariamente lavouras de soja nas várzeas tropicais

Nesta safra foram plantadas 77.164 hectares de soja nas várzeas tropicais. Nesta semana, uma equipe da central da Adapec está na região monitorando as condições dos plantios e as ações de controle da praga.

Imagem
Inspetores da Adapec durante monitoramento da ferrugem asiática nas lavouras de soja nas várzeas. (Foto: Divulgação)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

Com o objetivo de prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal praga que ataca as lavouras de soja, bem como manter o plantio de sementes da oleaginosa sem riscos de disseminação, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), monitora diariamente as Planícies Tropicais, que compreende os municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins. A área cultivada nesta safra é de 77.164 hectares.

“No ano passado, a Adapec recebeu a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação, mediante a apresentação de justificativas técnicas de viabilidade e controle da ferrugem asiática neste período de vazio sanitário. A Agência por ter esta responsabilidade fitossanitária monitora cotidianamente 100% de toda a área plantada nesta região,” destacou o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo.

Nesta semana, uma equipe da central da Adapec está na região monitorando as condições dos plantios e as ações de controle da praga. “O plantio está em boas condições de controle de pragas, não sendo registrado até o momento, nenhum surto da ferrugem asiática. Em todas as lavouras que estivemos percebemos que as plantas estão no seu desenvolvimento fenológico satisfatório e boas condições fitossanitarias,” pontuou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

O superintendente executivo da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, disse que o plantio de soja nas várzeas tropicais, durante o período de vazio sanitário, está totalmente seguro e resguardado. “São mais de 3 mil amostras coletadas para verificação da ocorrência do fungo da ferrugem asiática, aqui na região, isso mostra a seriedade do trabalho de monitoramento feito pela Adapec e o compromisso dos produtores de soja para evitar que ocorra a presença desse fungo nas lavouras das nossas várzeas,” avaliou Wagno Milhomem.

A janela de plantio de soja sementes nas várzeas tropicais tocantinenses teve início no dia 20 de abril e a colheita deve ser feita até o dia 20 de setembro.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário