Criada em 02/04/2019 às 15h15 | Pesquisa

Projeto das Nações Unidas estuda perda de solo e regulação hídrica no Matopiba; dados são para o marco metodológico

O estudo pretende responder questões  ligadas à perda de solo e regulação hídrica na bacia hidrográfica do Rio Grande (Bahia) que apresenta uma forte dinâmica de mudança na cobertura e uso da terra em função do cultivo de grãos.

Imagem
Á área foi selecionada levando-se em consideração a forte dinâmica de mudança na cobertura e uso da terra, sobretudo em função da expansão do cultivo de soja. (Foto Divulgação Web)

O Matopiba – nova fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - é alvo de um estudo que pretende responder questões referentes à perda de solo e regulação hídrica, especialmente quanto aos efeitos dos processos de erosão na bacia hidrográfica e seu impacto para os recursos hídricos nas áreas agrícolas e de pastagem.

O estudo vem sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dados levantados subsidiarão o marco metodológico mundial das Contas Econômicas Ambientais de Ecossistemas capitaneado pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas.

A área em foco corresponde à bacia hidrográfica do Rio Grande, no Estado da Bahia e está inserida no bioma Cerrado, apresentando uma grande diversidade de paisagens. Esta área foi selecionada levando-se em consideração a forte dinâmica de mudança na cobertura e uso da terra, sobretudo em função da expansão do cultivo de grãos, notadamente a soja.

O projeto

Brasil, China, Índia, México e África do Sul foram os países escolhidos pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas para realizar os estudos técnicos que servirão como base para a elaboração do quadro de referência metodológico a ser utilizado mundialmente para a contabilidade econômica e ambiental de ecossistemas. O Projeto “Contas Experimentais de Ecossistemas”, que se enquadra no SCEA - Sistema de Contas Econômicas Ambientais (SEEA - System of Environmental-Economic Accounting, no original em inglês), é capitaneado pela UNSD, com financiamento da União Europeia.

Segue link do projeto na página do SEEA.

https://seea.un.org/content/natural-capital-accounting-and-valuation-ecosystem-services-brazil

(Com informações IBGE)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário