Criada em 27/06/2022 às 12h54 | Pesquisa

Adapec realiza palestras em simpósios na Ulbra sobre defesa sanitária animal e ambientes de produção

Na palestra sobre as ações do plano estadual de retirada da vacinação contra a febre aftosa, especialista mostrou aos estudantes o que é a doença, seus sintomas, impactos e apresentou as medidas que estão sendo realizadas pela Adapec em preparação para a retirada da vacinação.

Imagem
Palestra sobre a febre aftosa. (Foto: Keven Lopes - Governo do Tocantins)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra) realiza nesta sexta-feira, 24, no auditório do hospital veterinário da universidade, um ciclo de palestras dentro dos Simpósios de Defesa Sanitária Animal e de Gestão e Planejamento de Ambientes de Produção voltados para os acadêmicos.

Durante a manhã, no Simpósio de Defesa Animal, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, disse que esta aproximação entre a Agência e a instituição acadêmica no curso de medicina veterinária é fundamental para a formação dos novos profissionais que vão atuar futuramente no sistema de defesa agropecuária.

Na palestra sobre as ações do plano estadual de retirada da vacinação contra a febre aftosa, João Eduardo mostrou aos estudantes o que é a doença, seus sintomas, impactos e apresentou as medidas que estão sendo realizadas pela Adapec em preparação para a retirada da vacinação, além das ações que posteriormente deverão ser implementadas, como: aumentar as vigilâncias ativas nas propriedades, reforçar o controle de trânsito de animais e produtos, realizar inquéritos soroepidemiológico sobre circulação viral, atendimento nas suspeitas de síndromes vesiculares por meio de exames clínicos, manutenção da declaração do rebanho duas vezes ao ano, intensificar as fiscalizações em eventos pecuários e estabelecimentos de abate, entre outros.

Já nas demais palestras sobre sanidade dos animais aquáticos, proferida pelo responsável técnico do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos, Elias Mendes foram apontadas as boas práticas na piscicultura e as principais doenças que afetam os peixes. A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos, Isadora Melo, abordou em sua palestra sobre a sanidade dos equídeos, as principais doenças, com destaque para à doença do Mormo. Na parte da tarde haverá ainda uma palestra sobre a atuação do engenheiro agrônomo na defesa agropecuária com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos, Juliano Milhomem.

A estudante do 4º período de medicina veterinária, Gabriela Cerqueira Brasil, uma das organizadoras do simpósio de defesa sanitária animal, destacou a importância da aproximação entre a Agência e a universidade. “Como a Adapec é um órgão de defesa animal é importante essa interação com a faculdade porque os profissionais trazem para nós acadêmicos as suas experiências e vivências na atuação da defesa sanitária, e isso casa com os conteúdos que temos em sala de aula,” ressaltou Gabriela.

Fernanda Leite Martins, estudante do 6º período de medicina veterinária da Ulbra destacou que o Simpósio tem como objetivo promover conhecimento sobre o sistema de defesa agropecuária aos estudantes na sua formação acadêmica e prepará-los para este mercado de trabalho que tem grande relevância para a sociedade.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário