Criada em 14/08/2018 às 21h00 | Política brasileira

Enterrado na gestão Temer, projeto de desenvolvimento do Matopiba será retomado por Ciro Gomes, afirma Kátia Abreu

Senadora e candidata a vice na chapa do pedetista disse que ações para a fronteira agrícola “está no radar”, “trará boas perspectivas” para a região e tem capítulo específico no programa de governo do presidenciável do PDT. Programa foi extinto pelo atual presidente da República.

Imagem
A senadora Kátia Abreu concedeu entrevista a Marcão Poggio e Lutero Fonseca na Rádio Jovem Palmas FM, onde afirmou que o projeto do Matopiba será retomado caso Ciro Gomes ganhe as eleições presidenciais este ano (foto: Divulgação)


Clique no ícone acima e ouça o trecho da entrevista

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, pretende, caso eleito, retomar o projeto de desenvolvimento do Matopiba, fronteira agrícola formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A informação foi dada pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO), candidata a vice na chapa do pedetista.

“No dia que Ciro [Gomes] me convidou para escrever o plano de governo na área da agricultura, grande agricultura, dos pequenos, agricultura familiar, ele me fez as recomendações do que ele pretendia ele pediu capítulo à parte sobre o Matopiba. Antes mesmo da minha escolha para ser vice [na chapa]. Brinquei e abracei ele e disse “muito obrigada, presidente””, declarou a senadora em entrevista ao programa “Opinião em Debate”, da Rádio Jovem Palmas FM, da capital tocantinense.

VEJA TAMBÉM 

CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO MATOPIBA

SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA E OS DESDOBRAMENTOS DO PROJETO DO MATOPIBA

Ela citou o projeto como “trabalho importante que eu participei para construir”. “Está no nosso radar total o nosso Matopiba. Teremos grandes perspectivas com o Matopiba”, comentou Kátia Abreu.

ENTERRADO NA GESTÃO TEMER

Uma das principais bandeiras de Kátia Abreu à frente do Ministério da Agricultura no governo Dilma Rousseff, o projeto de desenvolvimento do Matopiba foi praticamente sepultado pelo governo de Michel Temer. Houve um esboço de reação ao projeto na Câmara dos Deputados, em Brasília, no ano passado, mas não saiu do papel.

O fim do projeto do Matopiba foi decretado em setembro de 2016. Mas, os indícios do sepultamento do projeto vieram antes. Nomeado por Temer, Blairo Maggi, logo após ter assumido o Ministério da Agricultura em 2016, em substituição à Kátia Abreu, afirmou que o projeto do Matopiba era considerado “fora da realidade do momento econômico do país”.

Em setembro do mesmo ano, decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) extinguiu o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário da Região do Matopiba. Esse decreto foi assinado por Rodrigo Maia, presidente da Câmara, como presidente interino porque o titular, Michel Temer, na época estava em missão oficial na Ásia. O departamento foi criado em março daquele ano por Kátia Abreu.

Também ex-ministro da Agricultura, Neri Geller, em outubro de 2016, em resposta à críticas pelo fim do departamento do Matopiba, criticou o que classificou de “politicagem” em relação ao tema. Na época ele era secretário de Políticas Agrícolas do Mapa e assessorava Blairo Maggi. Conforme o Norte Agropecuário noticiou na oportunidade, ele defendeu que o governo federal cuidava da política agrícola do “país inteiro”. “Vou ser bem sincero. Nós estamos cuidando do país inteiro na agricultura”, disse.

Relembre outras notícias sobre o tema no Norte Agropecuário 

Governo federal extingue departamento do Matopiba 

País vive momento de ajustes, diz Marcelo sobre extinção de departamento 

Piauí reage à extinção de departamento do Matopiba 

Matopiba não depende da vontade de um governo, diz ex-ministra 

Neri Gueller critica 'politicagem' sobre extinção de departamento 

Após assumir Mapa, Blairo diz: plano do Matopiba está 'fora da realidade' 

Ao assumir, Blairo Maggi disse que plano seria avaliado

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário