Criada em 19/07/2019 às 10h23 | Avicultura

Adapec vistoria granjas avícolas para renovar registros

O Tocantins possui 137 granjas de aves comerciais com capacidade para alojar 8,5 milhões de aves que passam por vistorias rotineiras por parte da Adapec. São verificados vários itens sanitários, estrutural e documentação. Quem estiver fora do padrão exigido não tem o registro renovado.

Imagem
Nesta semana estão sendo vistoriadas granjas avícolas em Palmeiras do Tocantins. (Foto Adapec)

Dinalva Martins
DE PALMAS (TO)

O Tocantins conta com 137 granjas de aves comerciais que têm capacidade para alojar 8,5 milhões de aves, dessas 134 são de corte e três de aves de postura. Para garantir a sanidade avícola, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza, de forma rotineira, vistoria nesses estabelecimentos para emitir o registro, que vence anualmente. Nessa quarta-feira, 17, os profissionais começaram a percorrer cinco granjas no município de Palmeiras do Tocantins para verificar a documentação e estrutura física.

Para obterem o registro, serão observados critérios mínimos exigidos em normativas, como: a comprovação da existência legal, anotação de responsabilidade técnica do médico veterinário da granja, plantas de localização, memorial descritivo das medidas higiênico-sanitárias e de biossegurança, documento que comprove a qualidade microbiológica da água, entre outros.

“Se o estabelecimento não atender os padrões exigidos na legislação não será emitido o registro, impossibilitando novo alojamento de aves nestas granjas. As correções deverão ser feitas para uma posterior avaliação e estando tudo dentro dos padrões, é liberado o registro e consequentemente o alojamento", ressalta a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Keyte Moreira, explica.

Na região que está sendo visitada existem 22 granjas. “À medida que o registro for vencendo, o interessado deverá procurar a Agência para fazermos a vistoria, no local, onde verificamos estrutura física: tela de proteção do galpão, cortinas, portas, entre outros, pra ver se o local está apto para o alojamento dos pintinhos”, disse o supervisor da área animal, Marques Barbosa.

Ações

Entre as principais ações que a Adapec realiza em todo Estado estão: cadastro e fiscalização de granjas e dos demais estabelecimentos de abate e venda de aves vivas, bem como, fiscalização das aves que estão sendo transportadas.

Além disso, monitoramento sanitário dos plantéis de reprodução para certificação de núcleos e granjas avícolas livres de salmoneloses e micoplasmoses; assistência aos focos de doenças de controle oficial; fiscalização das ações de vazio sanitário e controle da venda de aves em estabelecimentos.

Dados

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, em 2018, o Tocantins exportou 1,4 mil toneladas de carnes de frangos, os principais países importadores são: Hong Kong, Omã e Mianmar (Birmania). Nesse mesmo período, foram abatidos nos frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) mais de 12,6 mil toneladas de aves. (Da Adapec)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2019 Norte Agropecuário