Criada em 10/05/2019 às 17h44 | Agronegócio

Em franca expansão, produções de milho e sorgo alcançam crescimento de 32% e 74%, respectivamente, no Tocantins

Inovações e desafios da cultura do sorgo na segunda safra, manejo de micotoxina em milho, perspectivas de mercado, entre outros, foram debatidos durante seminário na Agrotins. Na atual safra, áreas plantadas do milho cresceram 74% e do sorgo 32% no Tocantins.

Imagem
A área plantada de sorgo cresceu 32% na safra atual. (Foto Juliano Ribeiro / Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

No seminário foram debatidos os temas: inovações e desafios da cultura do sorgo na segunda safra, manejo de micotoxina em milho, aspectos reguladores de micotoxina, perspectivas para comercio mundial de milho e levantamentos de afloxinas em armazenagem no Tocantins.

O palestrante, Carlos Juliano Brant, que ministrou a palestra sobre o sorgo, explica que a produção desse grão segue algumas normas que devem ser seguida, na adubação, manejo e palhada para a cultura subjacente, no caso a soja. “As culturas do milho e sorgo são excelente alternativa para o plantio da segunda safra, mas o produtor deve plantar após a colheita da soja em janeiro até no máximo o dia 15 de fevereiro”, ressaltou.


O pesquisador da Embrapa fala sobre a micotoxina do milho no seminário do milho e sorgo. (Foto Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins)

Produtor

O empresário e responsável comercial da Agrex do Brasil, Edson Ferreira Dantas, o Tocantins desponta na produção de milho, a cada ano, cresce em torno de 8%. “As condições climáticas no Tocantins são favoráveis, nesta próxima safra a produção de milho deve bater um novo recorde de produção”, afirmou.

A empresa Agrex do Brasil esporta milho para Ásia e Oriente-médio, sendo em torno de 200 mil toneladas.

Produção

Os últimos números mostram os avanços da produção de milho e sorgo no Tocantins. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2018/19, a produção de sorgo cresceu em torno de 32%, em área plantada. Já a área de plantio de milho aumentou em torno de 74%. (Da Secom Tocantins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário