Criada em 23/08/2017 às 17h09 | Equinos

Mormo: Ministério da Saúde é notificado sobre suspeita de contaminação em funcionário de fazenda no norte do TO

Secretaria informou ainda que solicitou mais suportes informativos para serem encaminhados aos demais municípios do Estado, a fim de que todos sejam esclarecidos sobre a doença, seus agravos, cuidados e prevenção.

Imagem
Registro de mormo em cavalo da fazenda em Palmeirante foi registrado no último dia 17 (Foto: Lenito Abreu/Adapec/Arquivo)

Autoridades do Tocantins comunicaram ao Ministério da Saúde a suspeita de contaminação de mormo em funcionário da fazenda em Palmeirante (norte do Estado), onde um cavalo foi sacrificado após confirmação da doença. A propriedade foi interditada, conforme informou a Adapec (Agência de Defesa Agropecuária).

O alerta ao Ministério da Saúde foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo a Sesau, a ação é exigida nestas situações. A secretaria informou ainda que solicitou mais suportes informativos para serem encaminhados aos demais municípios do Estado, a fim de que todos sejam esclarecidos sobre a doença, seus agravos, cuidados e prevenção.

A preocupação agora é evitar que a doença não se espalhe. Exames foram feitos na família do funcionário da propriedade, que foi levado ao Hospital Municipal de Colinas do Tocantins.

Conforme informações da Adapec, mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade. Já o ser humano, normalmente é infectado pelo contato com animais doentes, os principais sintomas são febre, com pústulas cutâneas, edema de septo nasal, pneumonia e abscessos e, diversas partes do corpo. É uma zoonose de difícil tratamento, quase sempre fatal.

Confira a nota da Sesau:

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que está ciente da suspeita de Mormo (Lamparão) em humano, no Município de Palmeirante do Tocantins e já contactou as autoridades locais, para orientações técnicas sobre como proceder nestes casos.

Foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde informes técnicos e colocado todo o suporte da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses à disposição da equipe local.

A Secretaria Estadual também já comunicou a suspeita ao Ministério da Saúde (ação exigida nestas situações) e solicitou mais suportes informativos para serem encaminhados aos demais municípios do Estado, a fim de que todos sejam esclarecidos sobre a doença, seus agravos, cuidados e prevenção."

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário