Criada em 17/06/2019 às 16h52 | Agricultura

Do cultivo à industrialização, cadeia produtiva do arroz se reúne em Lagoa da Confusão para debater desenvolvimento do setor

O 9º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins acontece nos dias 26 e 27 de junho, no Centro Cultural Lêda Bernardon, em Lagoa da Confusão. O objetivo é reunir produtores para debater o desenvolvimento da cadeia produtiva desde a produção até à industrialização.

Imagem
Plantação de arroz irrigado. (Foto Ariano Magalhães / Embrapa)

Hélio Magalhães
DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS (GO)

O desenvolvimento mais efetivo da cadeia produtiva do arroz no Tocantins é o tema do 9º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de junho, no Centro Cultural Lêda Bernandon, na Lagoa da Confusão, município localizado na região sudoeste do Estado, a 202 km da capital, Palmas.

Promovido pelo Sindicado dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins – Sindiato o seminário reunirá os principais elos representativos da cadeia do arroz da região que buscam impulsionar o setor, envolvendo desde a parte de cultivo até a industrialização.

Os temas a serem apresentados pelos pesquisadores da Embrapa, consultores e técnicos do agronegócio estarão voltados aos aspectos relacionados a mercado, visão de futuro, inovação para manejo de doenças, agricultura de precisão, entre outros assuntos de interesse dos produtores e demais integrantes da cadeia do arroz.

Potencial e importância do arroz - O arroz constitui fonte importante de calorias e proteínas na dieta alimentar do brasileiro sendo um dos dez maiores produtores do mundo. Devido a suas características nutricionais este alimento pode contribuir para a melhoria da nutrição e qualidade de vida da população, por ser uma cultura que apresenta grande adaptabilidade às mais variadas condições de solo e clima.

O potencial produtivo do arroz tem se refletido no Tocantins, principalmente na várzea tropical, região sudoeste do Estado. Considerada uma das mais jovens fronteiras agrícolas do país, nos últimos anos a região tem apresentado crescimento na produção de arroz, aumentando sua participação na balança comercial agrícola de produção nacional; o resultado é que o Estado viu sua área cultivada de arroz irrigado passar de 65 mil/ha para 108 mil/ha nos últimos anos, com produção de 750 mil ton/ano. (Da Embrapa Arroz e Feijão)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário