Criada em 09/05/2017 às 18h16 | Agronegócio

Forragem verde hidropônica desenvolvida pela Seder é destaque na Agrotins 2017; outras cinco tecnologias são apresentadas

Ao todo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) está levando para Agrotins 2017, seis novas tecnologias desenvolvidas por técnicos da pasta. O destaque vai para o super adubo, já noticiado por este portal, e para a forragem verde hidropônica.

Imagem
A forragem verde hidropônica feita a partir do cultivo de forrageiras, cultivados com a reutilização da água constante, evita o desperdício. (Foto Aline Batista / Secom Palmas)

Márcio Greick
DE PALMAS

Como o tema “Meia dúzia de tecnologias para economizar água na agricultura”, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, apresentou aos visitantes, nesta terça-feira, 09, as seis  novas tecnologias desenvolvidas pela Prefeitura que estão sendo lançadas na Agrotins 2017, com destaque para o adubo orgânico e a forragem verde  hidropônica.

Ainda serão apresentadas, durante a exposição da Agrotins, as tecnologias de conservação de água e solo, criadouros de peixe elevados, acionador de irrigação automático de baixo custo, pulverizador eletrostático e forragem hidropônica.

Ainda em fase experimental, o adubo é feito de galhadas que são recolhidas pela Prefeitura para serem bi-trituradas e incorporadas em fungos, onde é produzido N.P.K orgânico, a partir da farinha de osso  recolhida em açougue e cinzas das cerâmicas.

FORRAGEM HIDROPÔNICA

A forragem é feita a partir do cultivo de forrageiras como milho, arroz, cultivados com a reutilização da água constante, evitando o desperdício e  servindo como alimentação alternativa para animais bovinos e suínos,  para regiões  com grande escassez de água.

Um dos benefícios da forragem verde hidropônica é a reutilização da água, beneficiando o pequeno produtor que não tem como custear um projeto de irrigação.

Outro beneficio para o pequeno produtor apresentado pelo secretário é a produção de proteínas em comparação ao grão, com alta qualidade e proteína elevada, como também a utilização do pouco  espaço destinado ao cultivo da forragem sendo necessário 1m² para produzir 15 quilos de forragem.

De acordo com o assessor técnico da Seder, Gabriel Mota,  em um pequeno espaço  se produz  intensa forragem. “Após a germinação da planta é fornecida a cada dez dias uma solução nutritiva para manter o poder vegetativo da planta”, explicou. (Da Secom)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário