Criada em 15/07/2019 às 15h05 | Agricultura

Projeto Reniva: Produtores beneficiados com mandioca livre de doença

As mudas fornecidas pelo projeto Reniva serão utilizadas na implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica no Projeto de irrigação São João, em Porto Nacional. As mudas têm alta qualidade e são produzidas livres de doenças.

Imagem
O projeto Reniva objetiva constituir uma rede de multiplicação e distribuição de manivas- semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária. (Foto Divulgação Ruraltins)

Amanda Oliveira
DE PALMAS (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizaram na sexta-feira, 12,  o plantio do primeiro lote de mudas de mandioca produzidas na casa de vegetação do Centro Agrotecnológico de Palmas. As plantas, fornecidas pelo Projeto Reniva, que é a Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas-Semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, são produzidas livres de doenças e de vírus (mudas indexadas) e serão utilizadas na implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) no Projeto de irrigação São João, zona rural de Porto Nacional.

O pesquisador da Embrapa, que coordena o Projeto Reniva, Doutor Gustavo Azevedo Campos, observa que a URT está sendo implantada com intuito de avaliar a taxa de produção das mudas, que espera ser alta e principalmante com manivas de boa qualidade. “Vamos avaliar o pegamento dessas mudas que irão se tornar um maniveiro, de onde sairão ramas e essas ramas serão replantadas em forma de manivas, e aqui vai se tornar um maniveiro de campo”, explica.

O pesquisador avalia que das variedades amplamente cultivadas, a cacau é a mais utilizada pelos produtores. "Desse modo estamos incentivando a multiplicação, mas com um diferencial, com apoio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), indexamos essa variedade para se tornarem mudas livres de vírus e doenças. Nós temos variedades de alta produção, variedades com produção similiar as que já existem, para serem replicadas. Implantamos outra URT que terá mais variedade como a BRS 397, BRS 399 e BRS gema de ovo, que é biofortificada, também estão sendo cultivadas", conclui.

O extensionista do Ruraltins, Saint Hunter Silva Marden, responsável pela casa vegetal do Projeto Reniva, destaca o trabalho realizado para a propagação de mudas isentas de pragas e doenças. "Estamos dando continuidade ao projeto, no intuito de abastecer o viveiro, onde estaremos fornecendo as manivas para os produtores e técnicos do Ruraltins, tanto da região norte como da região sul", frisa.

Reniva

O projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) objetiva constituir uma rede de multiplicação e distribuição de manivas- semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, tanto para pequenos agricultores familiares quanto para os grandes agricultores das principais regiões produtoras de mandioca.

Mudas indexadas

A indexação permite atestar a sanidade de mudas produzidas em laboratório ou pela multiplicação convencional. Vários métodos podem ser utilizados para esta finalidade, como a inoculação mecânica ou por enxertia de plantas indicadoras, sorologia. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário