Criada em 07/06/2018 às 10h55 | Agricultura

Ruraltins mostra a força da agricultura familiar na Expoara

A equipe técnica do Ruraltins leva para a Expoara 2018 o Sisteminha Embrapa que integra a produção de alimentos, peixes, hortaliças e leguminosas em um pequeno espaço, e ainda, uma maquete de um fazenda agroecológica. Além de realizar o primeiro torneio leiteiro da agricultura familiar.

Imagem
A maquete da fazenda ecologicamente correta traz a diversificação da produção, mostrando a importância de se produzir respeitando os recursos naturais e as áreas de preservação permanente. (Foto Divulgação Ruraltins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

Entre os dias 7 a 17 de Junho, ocorre a 50ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), considerada a maior do gênero no Estado. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) integra a programação trazendo a Vitrine da Agricultura Familiar.

De acordo com o chefe da unidade local do Ruraltins, Athila Damasceno Martins, a equipe técnica preparou o Sisteminha Embrapa, que é a produção integrada de alimentos e peixes, além de uma área consorciada de hortaliças e leguminosas. Outra demonstração de destaque será a maquete de uma fazenda agroecológica e a realização do primeiro torneio leiteiro da agricultura familiar, com a participação de produtores assistidos pelo Ruraltins, na região.

“A presença do Ruraltins na Expoara, pretende mostrar a força da agricultura familiar e a importância que a assistência técnica tem para o desenvolvimento econômico do Estado. Nesse sentido, a vitrine traz o eficiente Sisteminha Embrapa, onde montamos um tanque para a produção de peixes com capacidade para receber 10 mil litros de água, podendo produzir 100 quilos de peixes por ano. Junto a esse tanque temos o plantio de hortaliças e leguminosas, que são irrigadas com os nutrientes gerados, sendo uma tecnologia simples e barata para o produtor alimentar sua família e gerar renda, com a venda do excedente. Além disso, a maquete da fazenda ecologicamente correta traz a diversificação da produção, mostrando a importância de se produzir respeitando os recursos naturais e as áreas de preservação permanente, sendo um trabalho de conscientização com o produtor. Durante a feira, o Ruraltins, participa ainda, da realização do primeiro torneio leiteiro da agricultura familiar com nove produtores assistidos pelo órgão. Nosso objetivo maior é mostrar que os agricultores familiares tem força e produção de qualidade, e que a assistência técnica contribui de forma expressiva para o crescimento desse segmento na região”, ressaltou.

O espaço do Ruraltins na Expoara é promovido e realizado em parceria com o Sindicato Rural de Araguaína, com a empresa Ferpam, Smart Sol Energia Solar, como também com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

50 anos

Para marcar os 50 anos da Exposição Agropecuária de Araguaina, a programação apresenta: Semana Tecnológica, shows, leilões, torneio leiteiro, rodeios, feira de animais e a tradicional cavalgada.

A Expoara contará com a participação de 80 expositores que vão mostrar suas marcas e produtos. Os organizadores esperam um público de mais de 200 mil pessoas e uma arrecadação em torno de R$ 70 milhões. A abertura oficial ocorrerá no sábado, 9 de junho. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário