Criada em 28/03/2019 às 17h05 | Piscicultura

Piscicultura do Tocantins é adotada como modelo para região Norte; Rota do Peixe acontece nos dias 02 e 03 de abril

Nos dias 02 e 03 de abril, o Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional promovem a Rota do Peixe no Tocantins que coloca o Estado como modelo de projeto de piscicultura para os demais da região Norte. Produção atual é de 14 mil/ton ano.

Imagem
Tocantins possui cerca de mil piscicultores distribuídos em todas as regiões do Estado e que produzem, ao todo, 14 mil toneladas de peixes por ano. (Foto Madson Maranhão / Governo do Tocantins)

Nara Moura
DE PALMAS (TO)

Apostando no potencial da piscicultura, que registrou um crescimento de 4,5% no País, em 2018, o Governo do Tocantins, por meio  da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promove, nos dias 02 e 03 de abril,  a apresentação da Rota do Peixe no Tocantins. Evento foi definido após encontro, no final de 2018, em Belém, quando o Estado foi reconhecido por suas ações de estruturação do arranjo produtivo da piscicultura como as mais avançadas da região Norte.

Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no Estado do Tocantins (NEAPL/TO), Marcondes Martins, a oficina tem por objetivo atualizar o diagnóstico (matrizswot) do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins, além de elencar uma carteira de projetos estruturantes para o setor.

“Com a realização da Rota do Peixe do Tocantins, passamos a ser protagonistas na área da piscicultura na Região Norte do Brasil”, destacou, acrescentando que as ações de estruturação do arranjo produtivo da piscicultura estão mais avançadas do que nos demais estados que compõem a Região Norte. Com a realização do evento, também aumentará a possibilidade de captação dos recursos para financiar os respectivos projetos.

Programação da Rota do Peixe no Tocantins

A apresentação da Rota do Peixe no Tocantins contará com uma programação diversificada. Na terça-feira, 02, a partir das 7h30, uma missão técnica, envolvendo a participação de representantes de diversos órgãos estaduais e federais, irá ao Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré, à Fazenda São Paulo e  Aquabel – considerados modelos. À tarde, a comitiva visita a Embrapa Aquicultura e Pesca, a Universidade Federal do Tocantins e o Parque Aquícola de Sucupira.

Leia mais sobre a Aquabel:

Maior produtora de alevinos do país, empresa investirá R$ 12 milhões em melhoramento genético de tilápia no Tocantins

No MS: Norte Agropecuário conhece maior produtora de alevinos para tilápia e projeto que produzirá 100 mil/ton anual de peixes

Piscicultura ajudará na recuperação econômica do Estado, afirma Halum em visita a unidade da Aquabel em Brejinho de Nazaré

Na quarta-feira, 03 de abril, a partir das 8 horas, ocorre a primeira Oficina de Planejamento da Rota do Peixe, no auditório da Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop) do Tocantins, localizada à Avenida Juscelino Kubitscheck, Quadra 110 Norte, Lote 11, Plano Diretor Norte.

Cenário promissor

Atualmente, o Tocantins possui cerca de mil piscicultores distribuídos em todas as regiões do Estado e que produzem, ao todo, 14 mil toneladas de peixes por ano.

“O cenário para a produção de peixe no Tocantins é bastante promissor e o Estado apresenta todas as condições favoráveis para desenvolver a atividade”, afirmou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto. No ano passado, o País produziu 722 mil toneladas de peixes, registrando uma movimentação financeira de R$ 5,6 bilhões.

Segundo o secretário, as perspectivas para a piscicultura melhoram ainda mais após a aprovação, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, do licenciamento ambiental para o cultivo de peixes exóticos também em sistemas de tanques-rede em reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins no Estado. “Com o licenciamento desta atividade, os criadores de tilápia terão segurança jurídica para investir no Estado, fortalecendo ainda mais nossa economia”, acrescentou. (Da Secom Tocantins)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário