A plataforma digital GeoMatopiba, desenvolvida pela Embrapa Territorial (Campinas, SP), foi lançada na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, durante o encontro de secretários de Agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A ferramenta disponibiliza, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, uma região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas. A tecnologia foi um dos três lançamentos da Embrapa na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020 100% Digital).
Em transmissão ao vivo na Agrotins 2020 100% Digital, Lucíola Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, apresentou a plataforma e destacou sua utilidade para organização, planejamento e desenvolvimento regional. “As informações contidas na ferramenta permitem pensar o desenvolvimento da região com foco em produção, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida do ser humano”, afirmou.
A gestora iniciou sua palestra com a contextualização sobre os motivos para a criação da plataforma. Lucíola relembrou os trabalhos realizados pela equipe do centro de pesquisa, nos anos 2014 e 2015, para delimitação e caracterização do território do Matopiba. Esses estudos deram origem ao GeoWeb Matopiba, lançado em 2015, que se tornou a memória de acervo dos dados espaciais utilizados para a delimitação e caracterização da região. O GeoWeb é um dos pontos de entrada ao GeoMatopiba.
Os painéis interativos são as novidades lançadas pela plataforma digital e visam complementar os dados do GeoWeb. Lucíola explicou que os painéis estão organizados em quatro temáticas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. A criação do painel sobre soluções tecnológicas mereceu seu destaque. “O intuito foi apoiar a inovação no campo. Auxiliar o produtor para que saiba das inúmeras tecnologias que podem ser apropriadas por ele. Esperamos, com isso, ampliar a adoção dessas tecnologias”, disse.
A chefe de Pesquisa ressaltou ainda que, para cada tecnologia, os interessados obterão informações sobre o que é a tecnologia, onde ela pode ser encontrada (se na Embrapa ou em seus parceiros) e como utilizá-la, a partir das publicações relacionadas a tecnologia e que foram listadas também na plataforma.
O trabalho de espacialização das soluções tecnológicas também foi inovador. Como explicou Lucíola, foi necessária a definição da metodologia, criação de dicionário de termos para associar tecnologia ao produto e validação das tecnologias para o território do Matopiba. A validação das tecnologias contou com a colaboração de nove unidades da Embrapa, tanto as que atuam diretamente na região como as tratam de temáticas aderentes ao território.
O painel dos serviços tecnológicos, de acordo com a chefe de Pesquisa, será atualizado com novos lançamentos e com a integração de outras unidades da Embrapa que possuem tecnologias a serem incorporadas pelos produtores do Matopiba. Haverá também, a partir de parcerias com as secretarias estaduais de Agricultura, treinamentos de capacitação para extensionistas e técnicos.
As informações organizadas na plataforma, como ressaltou Lucíola, poderão, entre outros benefícios, auxiliar os tomadores de decisão nos estados na definição de prioridades, linhas de créditos especiais e identificação de oportunidade de negócios. No final da palestra, ela apresentou um vídeo mostrando como navegar na plataforma. (Da Embrapa)
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