Criada em 27/05/2019 às 14h48 | Suinocultura

Matopiba: Piauí tem mais de dez casos de peste suína clássica confirmados; Tocantins envia técnicos para ajudar no combate

Quatro profissionais da Adapec foram enviados ao Piauí para ajudar nas atividades de saneamento de foco, colheita de material, atendimento às notificações, realização de vigilância, educação sanitária e sacrifício de animais positivos. O Piauí já registrou 12 casos da doença.

Imagem
Os casos confirmados ocorreram nos municípios de Lagoa do Piauí, Domingos Mourão, Murici dos Portelas e Cabeceiras do Piauí. (Foto Divulgação Web)

Dinalva Martins
DE PALMAS (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), enviou quatro profissionais ao estado do Piauí, neste sábado, 25, para contribuir com as ações de controle e erradicação da Peste Suína Clássica (PSC). Essa missão auxiliará nas atividades de saneamento de foco, colheita de material, atendimento às notificações, realização de vigilância, educação sanitária, sacrifício de animais positivos, entre outros.

De acordo com o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, neste domingo, 26, eles participaram de reuniões para entender a real situação, para então, a partir desta segunda-feira, 27, já iniciar os trabalhos a campo. “Viemos ajudar e também aprender, pois apesar de termos muitos treinamentos sobre o assunto, vivenciá-lo na prática acrescentará muito aprendizado ao nosso trabalho para estarmos mais preparados”, avalia.

Segundo o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a enfermidade causa grande preocupação no país inteiro pelos impactos econômicos, e toda ajuda nesse momento é muito importante para conter e combater os focos. “Colaboramos com o estado do Ceará quando apareceu o foco, agora estamos também no Piauí por um prazo de oito dias; essa união de forças promove troca de experiências e fortalece as agências de defesa agropecuária em ações de combate à doenças”, disse.

Alberto Mendes relembrou que o Tocantins colocou em prática o Plano de Contingência que visa à intensificação da fiscalização de trânsito nas divisas do Piauí e limítrofes a área não livre; vigilâncias ativas; notificação às empresas de transportes coletivos; abatedouros de suínos; comerciantes de rodoviárias, postos de combustíveis e restaurantes sobre o destino dos restos de alimentos desses estabelecimentos, entre outros. Além disso, a realização de palestras e reuniões para prestar orientações.

Casos no Piauí

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), lançou nota técnica, na última segunda-feira, 20, na qual confirma mais 6 focos de peste suína clássica (PSC), totalizando 12 focos da doença no estado. Os casos confirmados ocorreram nos municípios de Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos) e Cabeceiras do Piauí (05 focos).

Ao todo, cerca de 778 animais foram sacrificados, todos em criações extensivas, com o objetivo de realizar o controle da doença. Os animais estão sendo devidamente avaliados e taxados para posterior indenização aos proprietários.

As ações para eliminação dos focos já foram devidamente adotadas pelo Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease) da Adapi.

Peste Suína Clássica

A PSC, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma enfermidade contagiosa causada por vírus e muitas vezes fatal aos suínos. Não é transmitida ao homem. Os principais sintomas nos animais são depressão e febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras.

Vale lembrar que o criador de suídeos ao identificar qualquer suspeita da doença deve comunicar imediatamente a Adapec. Outra orientação é não trazer suínos e seus produtos de outros estados não livres da PSC. O Tocantins é livre da PSC e nunca teve registro da doença.

Área livre da PSC

Segundo o Ministério da Agricultura, a zona livre de PSC do Brasil inclui o Distrito Federal e 15 estados  (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC). (Da Adapec com informações do Governo do Piauí)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário